9 Tratamentos Caseiros para Lombalgia

..

A lombalgia ou dor lombar pode ser tratada em casa com remédios caseiros, como as massagens com óleo de alho ou de mostarda e o chá de manjericão, que são anti-inflamatórios. A compressa quente também é um remédio natural para alivia a dor na coluna lombar, assim como o creme de pimenta caiena.

Confira abaixo quais são os melhores remédios para tratar a lombalgia e veja como são de fácil preparo e uso!

Compressas quentes

As compressas quentes são as mais indicadas para tratar a lombalgia. Aplique na região lombar deitado de barriga para baixo e deixe a compressa agir por cerca de 20 minutos. A água quente estimula a circulação local e alivia as dores.

Massagens com óleo de alho e azeite ou óleo de mostarda

Frite 10 dentes de alho descascados e amassados em 60 ml de óleo de mostarda ou azeite e utilize-o ainda morno para massagear a região lombar e aliviar as dores e a inflamação.

Óleo de menta também pode ser utilizado para conferir os mesmos efeitos!

Chá de manjericão

Coloque 10 folhas de manjericão para ferver em 200 ml de água e deixe no fogo até que o líquido reduza até a metade. Coe, adicione uma pitada de sal e beba 1 vez por dia para tratar a dor lombar.

Chá de pimenta do reino, gengibre e alho

Com alto teor de substâncias anti-inflamatórias, o chá de pimenta, gengibre e alho alivia a dor na coluna lombar com eficácia! Faça o chá utilizando 5 grãos moídos de pimenta do reino, 1 pitada de gengibre ralado e 5 dentes de alho amassados.

Deixe tudo ferver, desligue o fogo e abafe o recipiente por 5 minutos. Coe e beba adoçado com mel, se preferir. Você pode tomar o chá 2 ou 3 vezes ao dia.

Alho, mel e água morna

Você pode tratar a lombalgia bebendo, diariamente, 1 copo de água morna com um 1 colher de mel, 3 ou 4 vezes ao dia. O mel é um ótimo anti-inflamatório natural e ajuda a aliviar as dores na coluna lombar.

Mastigue 2 a 3 dentes de alho diariamente para obter ainda mais resultados, já que o alho também atua como anti-inflamatório.

Arnica

A arnica é fácil de encontrar em qualquer loja de produtos naturais ou mesmo em forma de óleos e cremes em farmácias.

Para tratar a lombalgia, você pode fazer um emplastro com as folhas e flores de arnica quentes (ferva em água ou esquente no vapor): as coloque na região lombar e cubra com um plástico filme, deixando agir por 15 a 20 minutos ou até quando esfriar.

Creme de pimenta caiena com azeite de oliva

O creme de pimenta caiena com azeite de oliva é analgésico e anti-inflamatório e trata dores nos músculos, articulações e hematomas.

Para fazer o creme você deve cortar 10 pimentas caienas secas e colocá-las em um frasco de vidro, deixando pelo menos 1/4 do frasco livre. Adicione 1 copo de azeite de oliva (200 ml) ou a quantidade suficiente para cobrir por inteiro as pimentas.

Depois adicione uma pitada de cúrcuma (opcional) e deixe tudo descansar por 10 dias em um lugar ventilado e ao abrigo da luz.

Após esse tempo, coe tudo e armazene o creme que se formou em um vaso com tampa. Aplique na região lombar massageando suavemente o local sempre que sentir necessidade.

O creme de pimenta caiena com azeite pode ser conservado por até 180 dias e não deve ser ingerido.

A pimenta caiena possui capsaicina, a substância responsável pelo seu ardor e pela sua propriedade analgésica. O oleocanthal presente no azeite de oliva confere ao creme sua propriedade anti-inflamatória.

Lembre-de se manter uma boa postura, incluir em sua alimentação diária alimentos ricos em vitamina C, como as frutas vermelhas e frutas cítricas e alimentos anti-inflamatórios, como alho, cúrcuma e gengibre, praticar exercícios físicos com orientação de um profissional e evite sobrecarregar a coluna carregando mais peso do que o indicado para a sua estrutura física!

.
..