Como Acabar com Rachaduras no Calcanhar

..

A hidratação é o segredo para acabar com as rachaduras no calcanhar. O calcanhar rachado e ressecado é tratado com remédios e cremes caseiros com vinagre, glicerina, óleo de amêndoas e bicarbonato, que eliminam de vez as rachaduras profundas.

Muito difundidos, os remédios caseiros que levam água oxigenada em sua composição são totalmente contraindicados para tratar rachaduras, pois além de não promoverem a hidratação essencial ao combate do problema deixam a pele ainda mais ressecada e difícil de cicatrizar.

Esfoliação com arroz, mel e vinagre

Esse remédio caseiro para rachadura no calcanhar com vinagre é ideal para retirar as células mortas da pele, acelerar o processo de cicatrização e manter a hidratação constante. A esfoliação deve ser feita apenas 2 vezes por semana.

Você vai precisar de:

  • Arroz cru triturado no liquidificador (1 punhado);
  • Mel (1 colher de sopa);
  • Vinagre de cidra de maçã (2 colheres de sopa);
  • Azeite de oliva (1 colher de sopa).

Como fazer:

Basta misturar todos os ingredientes para formar um creme espesso.

Você pode fazer as aplicações semanais do esfoliante caseiro com vinagre no calcanhar rachado após o banho ou após fazer um escalda-pés com água morna durante alguns minutos, massageando suavemente o local fazendo movimentos circulares.

Depois é necessário apenas retirar o excesso da pasta com algodão ou um pano limpo e seco e aplicar o hidrante de sua preferência, lembrando que o esfoliante também contribui para a hidratação da pele por conter azeite de oliva.

Azeite de oliva

Quanto mais azeite de oliva, melhor! Ele é altamente eficaz para manter a hidratação da pele e pode substituir com louvor qualquer creme hidratante. Aplique diariamente no calcanhar rachado uma boa quantidade do azeite fazendo massagens suaves para desfrutar de todos os seus benefícios.

As aplicações podem ser feitas após a esfoliação, após o banho e antes de dormir.

Creme caseiro com manteiga de cacau e glicerina

Para fazer o hidratante caseiro que de manteiga de cacau e glicerina que ajuda a regenerar e proteger a pele você deve derreter a manteiga em banho-maria e depois misturar com a glicerina. Passe nas rachaduras do calcanhar 3 vezes ao dia.

Hidratante caseiro com óleo de amêndoas e bicarbonato

Por conter hidratante e óleo de amêndoas essa receita caseira simples garante uma hidratação profunda e ainda ajuda a prevenir infecções e micoses, já que contém bicarbonato de sódio, um ótimo antisséptico que deixa todas as fissuras livres de micro-organismos nocivos.

Para preparar a receita você vai precisar de:

  • Óleo de amêndoas doce: 3 colheres de sopa (você também pode usar glicerina ou banha de porco ou carneiro);
  • Creme hidratante de sua preferência: 3 colheres de sopa;
  • Bicarbonato de sódio: 1 colher de sopa.

Como fazer:

Basta misturar todos os ingredientes em um frasco de vidro e misturar bastante até que a mistura fique uniforme. Você pode guardar essa receita por até um mês em um local fresco e livre da luz direta do sol.

Aplique uma boa quantidade do hidratante no calcanhar rachado sempre depois do banho.

Creme caseiro de água de rosas e glicerina

Aplique 2 vezes por dia nas fissuras do calcanhar uma mistura feita com quantidades iguais de água de rosas e glicerina, dois ingredientes fáceis de serem encontrados.

A água de rosas deixa as rachaduras livres dos micro-organismos que possam causar infecção no local e também hidrata, assim como a glicerina, que promove ainda mais hidratação à pele.

Óleo de vitamina E

Aplique o conteúdo de 2 cápsulas gelatinosas de vitamina E no calcanhar rachado todos os dias para cicatrizar a pele mais rapidamente e obter a cura das rachaduras profundas.

Como tratar rachaduras profundas no calcanhar

Como já foi dito, a hidratação é o passo mais importante para prevenir e tratar as rachaduras no calcanhar. Para tratar rachaduras profundas, você deverá fazer o seguinte procedimento diariamente antes de dormir:

  1. Mergulhar os pés completamente em uma bacia com água morna misturada com 2 colheres de sopa de creme hidratante por 10 minutos;
  2. Secar suavemente o local das fissuras com uma toalha macia;
  3. Esfregar uma lixa ou pedra pomes nas rachaduras para que toda a pele morta se solte;
  4. Limpar a pele morta que se soltou com uma toalha e passar o hidratante de sua preferência. O hidratante caseiro com óleo de amêndoas e bicarbonato já mostrado aqui é ideal;
  5. Vestir uma meia e deixar o creme agir durante toda a noite.

Não se esqueça de, quando acordar, aplicar novamente o creme hidratante para que a sua pele se mantenha hidratada durante todo o dia.


Pode te interessar:

Rachaduras nas Mãos e Dedos – Pomadas e Cremes para Tratar

Remédio Caseiro para Rachadura na Mama

Como Curar as Rachaduras nos Pés ')}

.
..