Como Diminuir a Acidez Estomacal

..

Para eliminar a acidez no estômago o bicarbonato de sódio e o gengibre são essenciais.  As causas da acidez estomacal incluem o excesso de suco gástrico no órgão, além da ingestão de alimentos muito ácidos e gordurosos ou doenças, como a gastrite nervosa.

Gengibre

O gengibre absorve o ácido estomacal e por isso é o ingrediente natural perfeito para combater a acidez no estômago.

Amasse um pedaço de gengibre para extrair o suco e misture o gengibre amassado com água. Leve ao fogo até que ferva, coe e tome. Se preferir, adoce com mel.

O gengibre também pode ser usado junto com alimentos, como em temperos, por exemplo.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato é muito usado para combater problemas causados pelo excesso de acidez, inclusive aftas e abscessos dentais.

Misture 1 colher de bicarbonato de sódio em meio copo de água e beba quando sentir necessidade.

Água de coco e suco de alface

Água de coco ou suco de alface também possuem efeito neutralizante, equilibrando a acidez estomacal.

Você pode ingerir as duas bebidas à vontade durante o dia, ou mesmo fazer o suco de alface utilizando água de coco. A alface possui, ainda, propriedade calmante.

Mel com vinagre de maçã

Misture 2 colheres de chá de vinagre de maçã com 2 colheres de chá de mel em 1 copo de água e beba antes das refeições para acabar com o desconforto causado pele excesso de ácido no estômago.

Chá de hortelã com alcaçuz

O chá das folhas de hortelã com alcaçuz é um remédio muito eficiente para queimação no estômago, pois ajuda a diminuir a acidez, neutralizando-a.

Para fazer o chá você deve colocar 1 colher de chá de folhas de hortelã e 1 colher de chá da raiz de alcaçuz amassada em uma xícara e cobrir os ingredientes com 150 ml de água fervente, abafando o recipiente por 10 minutos antes de coar e beber.

Se preferir você também pode adicionar meia colher de chá de flores de camomila para obter um efeito calmante.

Iogurte natural

Por conter leite e lactobacilos, o iogurte causa um alívio imediato porque neutraliza o ácido. Pode ser usado, inclusive, como forma de prevenir a acidez estomacal;

Dicas para eliminar a acidez estomacal

  • Beba muita água: 2 litros por dia, no mínimo, para neutralizar a acidez estomacal;
  • Coma de 3 em 3 horas: fazer 5 ou 6 pequenas refeições diárias ajudam a dar ao estômago uma quantidade de alimentos que não o faça aumentar ou diminuir a produção de suco gástrico;
  • Diminua a ingestão de gorduras: comer alimentos mais saudáveis com baixo teor de gordura evita a acidez. Alimentos como grãos secos, integrais, frutas, carnes brancas e muitos vegetais fazem bem não só ao estômago, mas a todo o organismo;
  • Evite bebidas alcoólicas: o álcool, assim como o chocolate, café, frutas cítricas, açúcar refinado, produtos à base de tomate e o próprio tomate estimulam a produção do ácido gástrico, aumentando a acidez estomacal;
  • Mantenha a calma e evite o estresse, pois ele é um grande causador de desequilíbrios na produção de ácido estomacal, causando queimação, gastrite nervosa ou até úlceras gástricas.

Leia também:

Remédio Caseiro para Azia: O que é Bom para Aliviar?

Remédio Caseiro para Dor no Estômago

Remédios Caseiros para Má Digestão ')}

.
..