13 Benefícios da Água para o Organismo

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Você sabe realmente quais são os benefícios da água para o organismo? Beber água ajuda a emagrecer, melhora a pele, faz o cabelo e as unhas crescerem mais fortes e saudáveis, evita infecções urinárias, a desidratação e facilita a expulsão de substâncias tóxicas do corpo através da urina.

Qual a Quantidade de Água que Devemos Beber por Dia?

quantidade média de água a ser ingerida diariamente por pessoas adultas é de 2 litros.

Apesar disso, essa quantidade pode variar de acordo com o porte físico de cada pessoa, com o clima onde ela vive, já que em locais mais quentes é preciso repor mais água no organismo, e se ela faz exercícios físicos ou não.

O que Pode Acontecer se não Bebermos Água o Suficiente?

Alguns dos sintomas são desidratação, fadiga e cansaço, pele seca, problemas renais, alterações na pressão sanguínea, câimbras, prisão de ventre, dor de cabeça, mau funcionamento dos órgãos em geral e até variações no humor!

Beber Água Ajuda a Emagrecer!

Beber água causa sensação de saciedade no organismo, ou seja, você sente vontade de comer menos. Você pode tomar um ou dois copos de água meia hora antes das refeições para sentir esse efeito.

Beber mais água ajuda também ajuda a eliminar mais toxinas do organismo, acelera o metabolismo e com isso contribui para queimar mais gordura.

Incluir alimentos ricos em água na alimentação diária também é uma boa pedida para complementar a hidratação: abacaxi, pepino, alface americana, melancia, couve-flor, morangos, melão, laranjas, pêssego, repolho, tomate e abobrinha são alguns exemplos.

Água Diminui a Retenção de Líquido

A retenção de líquido acontece quando há um acúmulo de fluidos nos capilares e nos tecidos dos órgãos. Os capilares são pequenos vasos presentes no sistema circulatório responsáveis por transportar esse líquido.

A ingestão excessiva de sal e açúcar facilita o acúmulo de fluidos no organismo e a ingestão de água ajuda a drenar essas substâncias pois estimula a produção de urina, por onde elas são eliminadas.

Melhora a Aparência da Celulite e das Rugas

A água tem o poder de melhorar a circulação sanguínea e também acaba com a retenção de líquidos que pode causar a celulite e o famoso aspecto de casca de laranja, pois ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

O mesmo acontece com as rugas. Se a pele fica mais hidratada, elástica e firme com a ingestão ideal de água, até as rugas são disfarçadas e se tornam menos perceptíveis. 

Combate o Inchaço

Beber água ajuda a combater o inchaço causado pela ingestão excessiva de sódio, já que facilita a sua expulsão mais facilmente, prevenindo o acúmulo da substância no organismo.

Hidrata e Previne o Envelhecimento Precoce

A água age nas camadas internas e externas da pele, renova a produção de colágeno e mantém as células funcionando a todo vapor.

Beber água é fundamental para evitar o envelhecimento precoce. Isso porque quando o corpo sofre por desidratação constante, o organismo começa a utilizar a água armazenada nos órgãos, o que prejudica suas funções além de desgastar as células.

Beber Água Também Faz Bem para os Cabelos!

Você sabe por que a ingestão de água faz bem para os cabelos? Quando ingerimos água na quantidade ideal, ela ajuda a regular o sistema circulatório que nutre os folículos pilosos, estimulando o seu crescimento.

Além do mais, a falta de hidratação adequada deixa os fios secos e mais propensos a quebrar, impedindo o crescimento do cabelo.

As terminações nervosas presentes nas raízes do cabelo e no couro cabeludo também são ativadas pela água, o que acaba aumentando a vitalidade e o brilho do cabelo. 

Previne a prisão de ventre (constipação)

Quando ingerimos água o suficiente, todo o sistema digestivo funciona melhor. Os nutrientes dos alimentos são melhores absorvidos e o bolo fecal é formado com mais facilidade e consistência, sendo impulsionado com mais flexibilidade através do trato digestivo.

Infecção urinária

A cura de uma infecção urinária pode ser acelerada se o paciente ingerir mais água, pois ela contribui para a formação de mais urina e, consequentemente, isso faz com que haja uma eliminação mais rápida das bactérias causadoras da infecção através dela.

Cálculos renais (pedra nos rins)

Quanto mais água é ingerida, mais urina é formada e então as substâncias que poderiam formar os cálculos renais são expelidas mais facilmente, como o cálcio e o oxalato.

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