Teste de Ovulação Caseiro

O teste de ovulação caseiro mais simples consiste em observar o muco cervical. No período fértil ele é transparente, pegajoso e elástico. O teste de ovulação também pode ser feito em casa a partir da medição da temperatura basal e da observação da saliva em um microscópio, o que não é tão difícil de fazer quanto parece!

Como fazer o teste de ovulação caseiro observando o muco cervical

  1. Lave as mãos e retire com a ponta dos dedos uma pequena quantidade de muco da vagina;
  2. Verifique a elasticidade do muco colocando-o entre os dedos indicador e polegar, afastando os dedos em seguida;
  3. Quanto mais elástico e transparente o muco estiver, maior é a probabilidade de estar ovulando naquele período.

É mais fácil calcular o período fértil da mulher que tem o ciclo menstrual regulado. Nas mulheres que tem ciclos de 28 dias, a ovulação ocorre no 14º dia após o primeiro dia da menstruação e o período fértil se estende de 2 a 3 dias antes e depois dessa data.

Os pontos negativos do teste do muco cervical são:

  • A alteração no muco cervical pode não acontecer em algumas mulheres no período fértil;
  • O muco elástico e transparente também pode surgir fora do período fértil.

Teste de ovulação pela temperatura basal

A temperatura basal é a temperatura mais baixa que o corpo atinge em um período de 24 horas, que se dá geralmente durante o sono (entre 36,2 e 36,5 graus Celsius).

Ela costuma subir discretamente (entre 0,2 a 0,5 grau Celsius) quando a mulher está ovulando e por isso que medi-la diariamente pode ser eficaz na identificação do melhor momento para engravidar.

Como medir a temperatura basal

Comece a medição no primeiro dia da menstruação. É importante ter dormido pelo menos 2 horas seguidas antes de verificar a temperatura basal.

  1. Você deve deixar um termômetro de uso pessoal, papel e caneta próximos a sua cama para medir a temperatura assim que acordar sem sair da cama e anotar logo em seguida;
  2. A medição deve ser feita com o termômetro embaixo da língua.

Anote todas as temperaturas obtidas todos os dias para fazer o comparativo. Nos dias iniciais das medições na primeira metade do ciclo menstrual as temperaturas basais estarão mais baixas (entre 36,2 e 36,5 graus Celsius).

A chegada do período fértil é marcada pelo aumento da temperatura basal (em 0,2 a 0,5 grau Celsius), que se manterá mais alta até a próxima data da menstruação, quando ela volta a cair.

Outra vantagem de medir a temperatura basal é identificar a gravidez mesmo antes dos primeiros sintomas, já que se ela permanecer mais alta que o normal até 18 dias depois da ovulação isso pode ser um indício de que houve fecundação.

Um ponto negativo desse teste consiste no fato de que as temperaturas obtidas nem sempre serão ideais, pois poderão estar alteradas.

Teste de ovulação caseiro pela saliva

Para constatar a ovulação pela saliva você vai precisar de um microscópio que amplie a imagem em 100 vezes ou mais (pode ser um de brinquedo).

Você deverá observar uma pequena amostra de sua saliva todos os dias. Fique sem beber, comer, fumar ou escovar os dentes por pelo menos 1 a 2 horas antes de coletar a amostra.

  1. Molhe um pouco uma lâmina do microscópio com a sua saliva e espere secar bem;
  2. Observe a amostra no microscópio: nos dias em que a saliva estiver com estruturas parecidas com folhas de samambaia você estará no período fértil;
  3. Se na imagem aparecem pontos brancos semelhantes a grãos de areia isso indica justamente o contrário.

Essa observação deve ser feita todas os dias com uma nova amostra de saliva. A lâmina deve ser bem lavada após o teste.

Fique atenta: Manter relações sexuais em dias alternados no período fértil é ideal para a mulher que quer engravidar.


Pode te interessar:

Teste de Gravidez Caseiro Infalível

Teste Caseiro de Anemia

Teste de Gravidez Caseiro com Água Sanitária