Como Eliminar o Cansaço Físico e Mental

..

Alguns remédios para o cansaço são a geleia real, as vitaminas D e B12 e o ômega 3, que combatem o desânimo, o cansaço excessivo físico e mental e a irritabilidade. Os remédios para o cansaço mental e físico incluem também as vitaminas Supervit e Fisioton, além de alimentos como aveia, espinafre, beterraba, cenoura e laranja, que fornecem energia e revigoram todo o organismo.

Os melhores remédios caseiros que combatem o cansaço físico e mental em conjunto são:

Suco de Laranja com Geleia Real

A laranja, como todos já sabem, é rica em vitamina C e é antioxidante, o que contribui para o fortalecimento do sistema imune do organismo.

Mas a estrela dessa receita é a geleia real. Ela é amplamente utilizada para evitar o envelhecimento das células, fornecer energia e aumentar o apetite sexual. Com alto teor de vitaminas D e E, a geleia real é indicada para que quem dispor de mais vigor físico e mental, evitando a fadiga.

Mas cuidado: se consumida em excesso, a geleia real pode aumentar a pressão, além de ser contraindicada a pessoas que possuem insuficiência suprarrenal crônica.

Tônico de Aveia

Bata aveia e leite no liquidificador, adoce com mel e tome 3 vezes ao dia.

A aveia é rica em carboidratos de qualidade superior, que são armazenados no organismo como fonte de energia (glicogênio) para os músculos e o cérebro, combatendo o cansaço físico e mental ao longo de todo o dia!

Sementes de Abóboras

As sementes de abóbora são uma ótima opção para combater a fadiga! Isso porque elas são ricas em proteínas de qualidade, ômega 3, ácidos graxos, vitaminas do complexo B e minerais como o ferro, cobre, manganês, magnésio e fósforo.

Tudo isso, em conjunto, fortalece o sistema imune e fornece energia. Além disso, as sementes de abóbora também combatem o cansaço emocional, pois contém triptofano, um aminoácido presente nas proteínas das nossas células, responsável por combater diretamente a depressão e o estresse.

Ginseng

Mastigue um pouco das suas raízes toda manhã.

As raízes de ginseng são utilizadas com fins medicinais devido a sua enorme variedade de propriedades: ela estimula e revitaliza o organismo, pois é um tônico natural afrodisíaco e combate dores e febre, além de aumentar a capacidade de concentração!

Vinho, Alecrim, Sálvia e Mel

Coloque folhas de alecrim e de sálvia com um pouco de mel em 1 litro de vinho tinto, aqueça a mistura por 20 minutos em banho-maria e coe tudo depois. Espere esfriar e tome 1 cálice pequeno antes das refeições.

O vinho possui propriedades antioxidantes – evita o envelhecimento precoce – além de fazer bem ao coração e aumentar a desejo sexual, aumentando a resistência do corpo. A sálvia também é antioxidante, calmante e ajuda a combater a ansiedade.

O alecrim, por sua vez, melhora a memória, alivia dores musculares e fortalece os sistemas circulatório e imunológico.

Óleo de Hortelã-pimenta

O óleo de hortelã-pimenta é indicado para aliviar o cansaço mental e aumentar a concentração, estimular a mente e aumentar a agilidade cerebral.

Coloque o óleo em um recipiente ao lado de seu travesseiro todas as noites quando for dormir, inalando-o profundamente.

Alimentos Ricos em Ômega 3

Você pode aumentar a ingestão de ômega 3 ao consumir diariamente sementes de chia e de linhaça, nozes, atum, sardinha e salmão, mas se preferir também pode ingerir a substância em forma de cápsulas.

O ômega 3 é ótimo para a saúde do cérebro e das células em geral. Ele aumenta a capacidade de concentração e das atividades dos neurônios, combatendo a depressão e o cansaço mental.

Suco de Cenoura e Beterraba

A cenoura fornece energia ao organismo devido ao seu alto teor de vitamina C e a beterraba diminui a necessidade de consumo de oxigênio pelo corpo devido à presença do nitrato, diminuindo, consequentemente, os sintomas do cansaço e fadiga. 

Tônico de Batata Doce e Espinafre

A batata doce tem médio índice glicêmico, ou seja, seus açúcares são liberados de forma mais lenta na corrente sanguínea, fornecendo energia por um período muito maior de tempo!

Você deve se lembrar de um desenho famoso onde o personagem principal – Popeye – sempre comia espinafre para ficar super forte!

E isso não é para menos: o espinafre é fonte de ferro, magnésio e vitaminas do complexo B, além de proteínas. Contém, ainda, muita clorofila, que ajuda no combate a inflamações que causam fadiga.

Caldo de Frango

Tome 1 prato ou copo de caldo de frango todos os dias.

Quem diria que uma receitinha tão simples poderia ajudar? O caldo de frango ajuda a melhorar as defesas do organismo e ainda regula o humor!

Aipo

Ponha no liquidificador 3 talos de aipo e água, bata bem, coe, adoce com mel e beba toda manhã.

O aipo tem o poder de acalmar o sistema nervoso porque é muito rico em cálcio e ajuda ainda no controle da pressão arterial.

Maca Peruana

Misture com água e beba até 2 vezes por dia.

A maca peruana é um tubérculo (semelhante à batata) e é considerada como um dos alimentos mais poderosos quando o assunto é o seu valor nutricional, que cria condições favoráveis ao organismo para obter mais energia e evitar a fadiga.

Erva-de-santa-maria (Mastruz)

Com a ajuda de um batedor, soque e esprema um punhado de erva-de-santa-maria e misture com leite. Tome de manhã, todos os dias.

A erva-de-santa-maria é uma erva com propriedades estimulante, tônica e anti-inflamatória, especialmente indicada para tratar a fraqueza nos pulmões e o cansaço respiratório.

Iogurte Natural

Funciona como uma fonte de energia rápida já que o corpo consegue processá-lo mais rapidamente que alimentos sólidos.

Os probióticos naturais presentes no iogurte aliviam os sintomas da síndrome da fadiga crônica e ainda melhoram o desempenho do sistema digestivo! Basta tomar um copo de iogurte natural por dia e pronto!

Melancia

A melancia ajuda a repor água e eletrólitos perdidos pelo corpo após exercícios físicos ou um dia muito quente, por exemplo, ajudando a evitar os sintomas da fadiga, pois contém ainda vitamina C, licopeno, betacaroteno e ferro.

Feijão

Ricos em fibras, carboidratos complexos, proteínas e minerais (ferro, cobre, potássio, magnésio e fósforo), o feijão tem total capacidade de fornecer energia de longa duração ao organismo.

É só incluir ele em sua alimentação, seja no almoço, no jantar, em sopas e afins!

Pimentão Vermelho

O pimentão vermelho combate tanto o cansaço físico como o emocional, pois é rico em vitamina C e antioxidante – ajuda a fortalecer o sistema imune e ainda reduz o cortisol, o hormônio do estresse.

Inclua-o na sua alimentação diária em saladas, cozidos, assados, grelhados e recheados!

Amêndoas

As amêndoas são fontes saudáveis de energia, pois possuem, dentre outros componentes, vitamina B12, fósforo e magnésio.

Ajudam ainda na construção dos músculos, devido ao alto teor de proteína: 1/4 de xícara de amêndoas possui 8 g de proteínas, mais até que um ovo cozido!

Chás que Combatem o Cansaço

  • Chá de dente-de-leão com bardana: 2 xícaras à tarde;
  • Chá de gengibre: 3 vezes ao dia;
  • Chá de abrótano: 1/2 xícara após cada refeição;
  • Chá de sementes de cânhamo: Tome a cada 8 horas;
  • Chá de manjerona com casco de maçã e angélica: 3 xícaras ao dia;
  • Chá hortelã-pimenta e cavalinha: A cada 8 horas;
  • Chá de erva de são joão: Tomar uma xícara antes de acordar e antes de dormir;
  • Chá de fáfia: Beba ao acordar e antes de dormir.

Suplementos Naturais que dão Energia

  • Cafeína;
  • Guaraná;
  • Erva-mate;
  • Noz-cola;
  • Chá verde.

Mais Sobre esse Assunto:

.
..