16 Remédios Caseiros para Coceira na Pele

..

Banhos de imersão com aveia e compressas de gelo são ótimos remédios caseiros para coceira no corpo, pois combatem reações alérgicas, aliviam o incômodo e refrescam a pele. O tratamento natural da coceira no corpo inclui, ainda, aplicação de babosa e amido de milho, folhas de couve mornas e de arruda. Todos os remédios naturais são de simples preparo, com ingredientes facilmente encontrados em casa!

Banhos de imersão com bicarbonato de sódio e farinha de aveia

Dilua bicarbonato de sódio em água e faça banhos de imersão na parte do corpo afetada. A farinha de aveia também é um dos melhores ingredientes para combater coceiras: para o banho de imersão misture 2 xícaras de farinha de aveia em água morna. Depois seque-se suavemente com uma toalha macia dando batidinhas na pele para não irritá-la.

Compressas de água fria e gelo

Molhe um pano com água fria e coloque no local afetado ou aplique compressas de gelo. As compressas frias refrescam a pele e diminuem a irritação e a vontade de coçar. O gelo age como um anestésico e elimina o incômodo e a dor, além de desinflamar a região em caso de feridas e diminuir a vermelhidão.

Leia mais:

Cataplasma com folhas de malva

As folhas de malva acabam com a irritação na pele e não provocam alergia. Para fazer o cataplasma (papa) lave e amasse algumas folhas de malva em um pano limpo ou 1 gaze e aplique no local afetado deixando agir por 20 minutos.

Babosa

Você pode aplicar o gel de aloe vera (babosa) sobre a área do corpo que está com coceira, mas atenção: ela não pode entrar em contato com feridas abertas ou com a pele avermelhada.

Amido de milho

Cubra a área afetada da pele com o amido de milho e deixe agir por alguns minutos até a coceira diminuir.

Folhas de couve e água quente

Coloque algumas folhas de couve em água quente e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida coloque as folhas em cima do local que está coçando até esfriar.

Banho de sal grosso

Em 1 litro de água ponha 1 xícara de sal grosso e deixe ferver. Desligue o fogo e espere amornar para passar nos locais atingidos várias vezes ao dia.

Invista na aplicação de hidratantes livres de álcool em sua composição e mantenha a pele hidratada a todo momento, reaplicando o hidratante quantas vezes forem necessárias!

Enxofre e água

Misture 3 colheres de enxofre em meio litro de água. Passe nos locais da coceira antes de dormir por 3 dias seguidos.

Banho de assento com vinagre de maçã para coceira nas partes íntimas

Faça um banho de assento nas partes íntimas utilizando 2 litros de água e 50 ml de vinagre de maçã. Fique com a região genital mergulhada por volta de 15 a 20 minutos, 3 vezes ao dia.

Folhas de arruda

Ferva 20 gramas de arruda em 1 litro de água. Espere esfriar e aplique no local por 5 noites seguidas.

Folhas de mandioca

Em uma panela com água junte algumas folhas de mandioca e deixe ferver por 30 minutos. Aplique a solução nos locais atingidos.

Chá de arruda

O chá de arruda trata a coceira provocada pela sarna. Você vai precisar de:

  • 10 g de folhas secas de arruda;
  • 500 ml de água.

Ferva a água e depois acrescente as folhas de arruda. Abafe o recipiente e espere 30 minutos. Coe e beba 3 vezes ao dia.

Chá de alecrim

O chá de alecrim é cicatrizante e por isso é ideal para combater a coceira provocada por lesões na pele. Você vai precisar de:

  • 10 gramas de folhas de alecrim;
  • 500 ml de água.

Ferva a água e depois acrescente as folhas de alecrim. Tampe e espere 15 minutos, coe e beba 3 vezes ao dia.

.
..