Remédio Caseiro para Gastrite

..

O remédio caseiro para gastrite atua diminuindo seus sintomas: excesso de ácido estomacal, azia, queimação e dor no estômago. O suco de couve e o chá para gastrite de hortelã são exemplos de bons remédios caseiros. O que é bom para gastrite é que o paciente siga uma dieta adequada com alimentos leves, aliada ao tratamento contínuo com os remédios prescritos pelo médico.

Confira abaixo os melhores remédios caseiros para gastrite que devem ser incorporados à sua dieta alimentar diariamente. São alimentos simples e fáceis de encontrar, receitas práticas e que realmente funcionam para aliviar os sintomas da gastrite.

Contudo, é importante ressaltar que os remédios caseiros e os alimentos para gastrite não são capazes de curar completamente uma crise, mas são apenas indicados em casos leves ou mesmo como uma forma de prevenção. O tratamento para gastrite é feito com remédios específicos prescritos pelo médico e deve ser seguido à risca!

Suco de couve

A couve fornece uma grande quantidade de fibras e você deve incluí-lo em sua alimentação diária. O suco para gastrite tem propriedades anti-inflamatória, calmante e cicatrizante, que são ideais para tratar a condição e as úlceras no estômago.

Faça da seguinte maneira:

  1. Bata no liquidificador ou na centrífuga 3 folhas de couve cruas e bem lavadas com água o suficiente para que o suco fique bem homogêneo, nem aguado e nem grosso demais. É só ir adicionando a água aos poucos.
  2. Adoce (mas nem tanto) e beba.

A dose recomendada é beber o suco obtido a partir dessa receita ao menos 4 vezes ao dia: em jejum e 30 minutos antes das principais refeições.

Leia também:

Suco de batata inglesa

Descasque e rale uma batata inglesa, espremendo tudo em um pano. Se tiver centrífuga, pode fazer o suco diretamente nela. Tome 2 colheres (sopa) do suco em jejum e antes das refeições diárias por 15 dias.

As propriedades alcalinas da batata inglesa combatem a acidez em excesso no estômago e ainda ajudam a reduzir o inchaço, as cólicas, excesso de gases e outros sintomas incômodos da gastrite.

Iogurte natural

Consuma iogurtes naturais diariamente. Além de manter o intestino funcionando regularmente, ele combate a gastrite porque faz diminuir os níveis de acidez no estômago.

Isso acontece graças à presença de várias bactérias benéficas em sua composição que transformam o açúcar do leite (lactose) em ácido lático, fazendo com que a bactéria H. pylori, umas das maiores causadores da gastrite, interrompa a sua ação inflamatória.

Mamão

O mamão contém vitamina B1, B2, A e C, além de minerais como magnésio, ferro, enxofre e potássio. Ele contribui com a boa digestão, além de fortalecer o sistema imunológico.

Uma boa opção é fazer uma vitamina de mamão com iogurte natural e tomar após o café-da-manhã, almoço e jantar.

A vitamina de mamão com banana também é uma ótima opção. Adicione 1 mamão, 1 banana média, mel 1 copo de leite desnatado no liquidificador, bata e beba pelo menos 1 vez por dia, preferencialmente no café da manhã.

Maçã cozida

Coma uma maçã vermelha cozida com casca em jejum durante 15 dias. Você também pode comer uma maçã verde ralada todos os dias.

A maçã possui pectina, uma substância que forma um gel protetor ao entrar em contato com água. Dessa forma, ela ajuda a proteger o estômago e o intestino, evitando a prisão de ventre e a diarreia, sintomas bastante comuns da gastrite.

Suco de limão

Tome meio copo de suco de limão todos os dias, em jejum. A fruta cítrica estimula a produção de carbonatos e bicarbonatos orgânicos no organismo, controlando a acidez estomacal e eliminando resíduos, regenerando os tecidos inflamados.

Chá de hortelã-pimenta

 

 

 

 

 

 

A hortelã-pimenta acalma o estômago e ajuda a aliviar enjoos e vômitos. Você pode fazer um chá com a erva e tomar diariamente. Na hora de prepará-lo, não ferva as folhas, coloque-as em um recipiente contendo água já fervente, tampe e espere ficar em temperatura ambiente para beber.

Se preferir, você também pode tomar algumas gotas de óleo essencial ou adicionar as folhas frescas da erva em sopas, saladas e sucos.

Tomar 1 cápsula de hortelã-pimenta 2 ou 3 vezes ao dia também é uma boa opção para amenizar o problema e evitar a azia!

A hortelã-pimenta também é conhecida como hortelã-das-cozinhas ou hortelã-pimenta-bastarda.

Infusão de morangos

 

 

 

 

 

Adicione 1 colher (sopa) de folhas secas de morango em uma xícara com água fervente, deixe em infusão por 5 minutos e coe. Beba a infusão de 2 a 3 vezes por dia até os sintomas da gastrite desaparecerem.

Para prevenir a ocorrência da gastrite, coma morangos todos os dias.

Morangos possuem propriedade antioxidante e diversos compostos fenólicos que ajudam a manter todo o organismo em equilíbrio e por isso ajudam a combater a gastrite. Os morangos diminuem, inclusive, o efeito nocivo do álcool na mucosa do estômago.

Gengibre

 

 

 

 

 

 

O gengibre estimula a produção dos sucos digestivos e do muco que protege as paredes estomacais. Pode ser adicionado em vários chás, sucos ou misturados a alimentação.

Você pode ralar um pedaço de gengibre até formar a quantidade de uma colher de sobremesa com o pó, adicioná-lo em 50 ml de água, esperar ferver, desligar o fogo e esperar 10 minutos com o recipiente tampado. Tome 30 minutos antes do almoço e 30 minutos antes do jantar.

Água de coco

O coco possui altos níveis de magnésio, fósforo, cálcio e potássio, além de muitas fibras. O ideal é consumir um copo de água de coco todos os dias.

Quem tem gastrite pode tomar leite?

Quem tem gastrite pode tomar leite e a bebida realmente alivia a dor causada pela gastrite, em um primeiro momento, ao neutralizar o ácido do estômago, mas depois causa efeito rebote e piora a situação. É por esse motivo que o consumo do leite em quantidades elevadas não é recomendado a pacientes com gastrite.

.
..