Como Curar Terçol com 10 Tratamentos Caseiros

..

Para curar terçol no olho alguns remédios naturais podem ser usados no tratamento caseiro, como as compressas mornas e lavagens com água, chás e shampoo de bebê e o gel de aloe vera. O terçol não é contagioso e geralmente desaparece sozinho, mas remédios caseiros podem ser utilizados para ajudar a tratar.

Para quem não sabe, o terçol é uma condição causada pela obstrução das glândulas sebáceas presentes nas pálpebras. Os sintomas de terçol incluem um caroço localizado na pálpebra, semelhante a uma espinha ou furúnculo, inchaço, vermelhidão, incômodo ao piscar o olho e secreção, se houver infecção associada.

Fique atento: se o terçol não desaparecer em uma semana ou mesmo se o quadro vier a piorar, o médico oftalmologista deverá ser consultado!

Compressa de água morna

O tratamento caseiro do terçol é feito, principalmente, com compressas mornas. Aplicar algodão ou uma gaze esterilizada com água morna sob o terçol por 5 minutos 3 a 4 vezes ao dia ajuda a reduzir a inflamação, o inchaço e a vermelhidão, além de ajudar a drenar o pus, se houver.

Não reutilize a água que usou na compressa anterior!

Lavagem com chá de cúrcuma

A cúrcuma ou açafrão possui excelentes propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam a curar o terçol, diminuindo os seus sintomas progressivamente.

Faça o remédio caseiro fervendo 2 copos de água misturados com 2 colheres de sopa de cúrcuma até que o líquido se reduza à metade.

Depois é só filtrar e lavar os olhos com o chá, 2 a 3 vezes ao dia.

Compressas com chá de camomila e chá verde

Você pode fazer as compressas mornas no terçol com chá de camomila, que é calmante, e com chá verde, que é anti-inflamatório.

Nesses casos, você deve mergulhar o sachê do chá de pacotinho escolhido (desses que vendem em supermercado) em água quente por 2 a 3 minutos, retirar, tirar o excesso de água e então aplicar diretamente no terçol por 5 minutos, várias vezes ao dia.

Leia também:

Compressa com infusão de cravo-da-índia

O chá de cravo-da-índia é um remédio caseiro muito eficiente para ajudar a curar o terçol porque é analgésico natural e antibacteriano, portanto diminui a irritação e a dor e previne infecções por bactérias no local.

Para fazer a infusão você só precisa adicionar 6 cravos-da-índia em 1 xícara de água fervente, abafar o recipiente por 5 minutos, coar e aplicar um algodão, gaze esterilizada ou pano limpo embebido na infusão sobre o olho com terçol, durante 5 a 10 minutos, no máximo.

Lavagem com chá de camomila e alecrim

As propriedades calmantes e antibacterianas do chá de camomila com alecrim ajudam a diminuir o desconforto causado pelo terçol e a prevenir infecções. Para prepará-lo você vai precisar de 5 talos de alecrim e 6 colheres de sopa de flores de camomila.

Basta despejar esses ingredientes em 1 litro de água fervente, abafar o recipiente por 10 minutos, coar e lavar os olhos com cuidado quando a solução estiver morna.

Gel de aloe vera

Passar o gel de aloe vera (babosa) no terçol ajuda a diminuir a inflamação e prevenir infecções devido às propriedades do gel. Você deve cortar uma folha de babosa ao meio com cuidado para não se machucar e retirar a “baba”.

Passe uma pequena quantidade do gel retirado sobre o terçol, massageando levemente. Deixe agir por 15 a 20 minutos e então enxague com água morna (previamente fervida).

Compressa com folhas de goiabeira

 

As folhas de goiabeira são velhas aliadas contra inflamações em geral e por isso também são eficazes para combater os sintomas do terçol.

Para fazer essa compressa você utilizará 2 folhas de goiabeira aquecidas em água quente.

Primeiro enrole-as em um pano quente e úmido e espere de 5 a 10 minutos. Depois aplique-as diretamente sobre o terçol, deixando agir por 5 minutos. Repita o procedimento 2 vezes ao dia, sempre com folhas novas.

Compressa de salsa

O que você deve fazer é colocar algumas folhas de salsa fresca em uma xícara de água fervente, abafar o recipiente, esperar 5 a 10 minutos, coar e então embeber um algodão ou pano limpo na infusão, aplicando no terçol e deixando agir até que esfrie.

Repita o procedimento pela manhã e pela noite, fazendo sempre uma nova infusão.

Lavagem com shampoo suave de bebê

Uma dica muito boa para manter o local sempre limpo e livre de micro-organismos que possam causar infecções é utilizar shampoo de bebê para lavar o terçol ao longo do dia.

Você deve adicionar algumas gotas do shampoo em um copo de água morna, fazer espuma e então lavar o olho afetado com a ajuda de um algodão, enxaguando com água morna depois.

.
..