Como Aliviar Cólicas de Todos os Tipos

..

Os chás de erva-cidreira e de arruda são ótimos remédios caseiros para cólicas menstruais e fora do período menstrual. As cólicas na gravidez e as cólicas em bebês e recém-nascidos podem ser amenizadas com algumas dicas simples, como massagens, alongamentos e banhos quentes.

Como Aliviar Cólicas Menstruais e Fora do Período Menstrual

Faça os chás em infusão: primeira ferva a água, desligue o fogo e acrescente as ervas, tampando o recipiente em seguida e deixando descansar por 10 minutos antes de coar e beber. Prefira o mel em vez do açúcar para adoçar!

  • Chá de hortelã – 1 colher de sopa de hortelã miúda para uma xícara de água fervente. Beba ainda quente;
  • Chá de erva-cidreira – 1 colher de sopa da erva para 1 xícara de água fervente. Tome quente, 3 vezes ao dia;
  • Chá de folhas de arruda – 1 colher de sobremesa das folhas para 1 xícara de chá de água. Tome sem açúcar;
  • Chá de louro – 2 ou 3 folhas de louro para 1 xícara de água. Adoce com açúcar queimado e tome o chá quente, 3 vezes ao dia;
  • Chá de capim-limão – 20 folhas frescas picadas ou 5 colheres de sopa da planta seca para 1 litro de água fervente. Tome o chá gelado, 3 vezes ao dia;
  • Chá de cebola – o chá das cascas de cebola é ideal para quando a cólica menstrual vem acompanhada de diarreiaCozinhe algumas cascas secas de cebola em um pouco de água (1 xícara), coe e tome quando esfriar;
  • Chá de agrimônia – 1 colher de chá da erva para 250 ml de água. Consuma somente 1 vez ao dia;
  • Chá de alcarávia – 1 colher (de chá) das folhas esmagadas para 200 ml de água. O chá de alcarávia também reduz o fluxo menstrual. Consuma 2 ou 3 vezes ao dia.

Você pode aliar a ingestão dos chás com aplicações de compressas de água quente no baixo ventre. Se preferir, aqueça em uma colher um pouco de óleo de amêndoas ou qualquer outro óleo de massagem e faça massagens suaves na região dolorida.

Como Aliviar as Cólicas na Gravidez

As cólicas na gravidez são comuns, principalmente no primeiro trimestre da gestação, devido ao crescimento do útero ao longo da gestação que acaba comprimindo os músculos da mãe, além de ligamentos e veias. Para contorná-las, basta seguir algumas dicas:

  • Atente-se à postura, já que ficar em uma má posição pode comprimir ainda mais os músculos da região e causar cólicas;
  • Se possível, faça exercícios físicos leves com supervisão. Caminhadas já ajudam bastante;
  • Tome um banho quente quando a cólica estiver um pouco mais intensa;
  • Evite ou coma com moderação os alimentos que promovem a formação de gases e provocam cólicas intestinais, como o feijão, ovo, sorvete e brócolis;
  • Beba bastante água.

Alguns remédios podem ser tomados caso sejam receitados pelo médico, como Buscopan. Vá ao médico se a cólica é persistente e vem acompanhada de outros sintomas, como sangramento, febre, dores no corpo, dor e ardor ao urinar.

Como Lidar com as Cólicas em Bebês e Recém-nascidos

As cólicas nos bebês recém-nascidos são absolutamente naturais, já que o sistema digestivo dos pequeninos ainda não está cem por cento maduro.

Uma crise de cólica nos bebês é marcada, geralmente, por um choro intenso e pelo encolhimento de suas perninhas acompanhados de muita agitação. É de suma importância por alguns métodos em prática antes de sair dando remédios diversos que nem sempre acabam com o problema sozinhos:

  1. Faça massagens suaves em movimentos circulares na barriguinha do bebê. Utilizar um óleo infantil, como o óleo Jonhson’s, ajuda bastante;
  2. Faça movimentos de vai e vem com as perninhas do bebê, apertando-as suavemente contra a barriguinha e estirando-as novamente. Você vai notar que logo logo o bebê começará a soltar os gases presos;
  3. Dê um banho quentinho ou faça compressas de água morna no abdômen do bebê: ele vai estimular a circulação sanguínea e relaxar todo o seu corpo;
  4. Tire a roupinha do bebê e coloque-o de bruços sobre sua barriga, também despida. Certifique-se de que o ambiente não esteja frio;
  5. Tente dar o peito para que o bebê se acalme com a sucção;
  6. Por fim, tenha bastante paciência e carinho: o bebê sente quando a mãe ou pai estão irritados e pode ficar ainda mais agitado. Tente se acalmar, conversar e cantar para o seu bebê. Tenha em mente que tudo passa e essa fase também vai acabar logo logo!

Prevenindo as Cólicas no Bebê

  • Se estiver amamentando, evite ingerir alimentos que provocam gases no bebê, como o chocolate ao leite, as carnes vermelhas, brócolis, couve e repolho, feijão, ervilhas, vagem e iogurte integral;
  • Coloque o bebê para arrotar sempre após cada mamada para evitar a formação de gases;
  • Certifique-se de que o bebê não está engolindo ar ao tomar leite na mamadeira;
  • Evite dar a chupeta.

Remédios Caseiros para Cólicas em Bebês

Massagem com Gengibre

  • Triture a raiz do gengibre, misture com água morna e massageie o umbigo do bebê.

Massagem com Óleo Johnson’s e Hortelã

  • Esquente 1 colher (sopa) de óleo Johnson’s com 1 folha de hortelã e passe, ainda morno, na barriga do bebê, massageando levemente.

Remédios Caseiros para Cólicas Intestinais

Chá de Casca de Romã

  • Faça um chá em infusão utilizando algumas cascas de romã em 1 xícara de água fervente e beba aos poucos até que as cólicas melhorem.

Chá de Erva-doce com Camomila

  • Faça um chá bem forte de erva-doce com camomila (1 colher de sopa de erva-doce e outra de camomila para 1 xícara de água fervente) e tome 3 vezes ao dia.

Remédios Caseiros para Cólicas Abdominais

Sementes de Aipo

  • Mastigue meia colher de chá de semente de aipo e sal. Em seguida beba 1 copo de água morna.

Chá de Folha de Louro

  •  Coloque 2 ou 3 folhas de louro em 1 xícara de água fervente, abafe e espere 10 minutos para coar e beber. Tome 3 vezes ao dia.

Chá de Gengibre

  • Rale 1 cm de gengibre e adicione o pó em 1 xícara de água fervente. Abafe por 10 minutos e tome ainda quente. Beba 2 vezes ao dia.

Remédio Caseiro para Cólicas no Fígado

Folhas de Boldo

  • Esmague algumas folhas de boldo, coloque-as em um copo de água morna, adicione 1 pitada de sal e tome.

Remédios Caseiros para Cólicas Renais

Chá de Quebra-pedra e Abacateiro

  • Em uma panela, coloque 2 colheres (sopa) de ramos frescos de quebra-pedra picados, 2 folhas frescas de abacateiro, 1 litro de água e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, tampe, deixe descansar por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara  do chá a cada 8 horas, sem açúcar.

Atenção: Este chá não deve ser consumido por pessoas com problemas cardíacos.

Chá de Boldo-do-chile com Alho

  • Em uma panela adicione 5 folhas frescas de boldo-do-chile, 1 dente de alho e 1 xícara e meia de água. Coloque para ferver, depois abafe por 10 minutos, espere amornar, coe e beba.

')}

.
..