Como Tratar a Seborreia em Casa

..

O tratamento caseiro da seborreia inclui shampoos naturais à base de eucalipto e alecrim, além da aplicação de mel de abelha, vinagre, azeite de oliva e camomila para fazer lavagens e enxagues, aliviar a coceira, combater a infecção e a inflamação.

Aqui você confere remédios caseiros para a seborreia também com bicarbonato de sódio, argila verde, água de rosas, glicerina e muitos outros que são aliados do tratamento convencional e podem te ajudar a ter mais qualidade de vida naturalmente!

Mel de abelha e água morna

O tratamento caseiro com mel de abelha e água morna é feito da seguinte maneira:

  1. Em um recipiente misture bem 90% de mel puro com 10% de água morna;
  2. Aplique a mistura em todo o couro cabeludo, massageando suavemente com as pontas dos dedos;
  3. Cubra o couro cabeludo com uma toalha e deixe o remédio caseiro atuar por 3 horas;
  4. Ao final desse tempo, enxague bem com água morna para não restar nenhum resíduo.

Faça as aplicações uma vez por dia, todos os dias durante um mês. O tratamento caseiro deve persistir, ainda, por mais seis meses, mas apenas com uma aplicação por semana.

O mel é, naturalmente, antibacteriano e anti-inflamatório e pode eliminar completamente os sintomas da seborreia e da caspa, além de combater a queda de cabelo.

Azeite de oliva e óleo de amêndoas

Para tratar a seborreia com esses ingredientes simples basta misturar uma colher ou duas de azeite de oliva e de óleo de amêndoas e massagear o couro cabeludo suavemente com a ponta dos dedos para aliviar a coceira.

Seborreia Pega? É Transmissível?

Não, seborreia não é uma doença transmissível e não passa de uma pessoa para outra. Quem a desenvolve já possui uma predisposição genética para tal.

Chá de alecrim e camomila para enxaguar

Quando for lavar seus cabelos, finalize a lavagem com um enxaguante feito com alecrim e camomila:

Modo de preparo:

  1. Coloque para ferver um punhado de alecrim picado com três sachês de chá de camomila, deixe esfriar totalmente e coe tudo para utilizar.

Vinagre de maçã

Massagear o couro cabeludo com vinagre de maçã também serve para aliviar a coceira provocada pela seborreia. Utilize-o como enxaguante para finalizar a lavagem dos cabelos.

Modo de preparo:

  1. Em um recipiente, misture uma parte de vinagre e quatro partes de água morna.

Bicarbonato de sódio e azeite

Misture em partes iguais água e bicarbonato de sódio. Adicione um pouco de azeite de oliva na receita e utilize o remédio caseiro para massagear o couro cabeludo. É preciso deixar o remédio atuar por 30 minutos e depois enxaguar com água morna.

Argila verde

A argila verde é ótima para tratar a oleosidade excessiva da pele e do couro cabeludo, além de ajudar a secar feridas.

Faça uma pasta de argila verde utilizando água morna e aplique duas vezes durante a semana.

Água de rosas e glicerina

Friccione o couro cabeludo com uma mistura de glicerina (1 colher de chá), álcool (2 colheres de chá) e água de rosas (1 frasco), 2 vezes ao dia.

Para ajudar no combate à seborreia inclua em sua dieta alimentos ricos em zinco e selênio, como nozes, cebola, abóbora, pepino, ostras, carne vermelha, castanhas, grãos integrais, ovos, queijo, atum, aspargos e berinjela. Evite ao máximo a ingestão de alimentos gordurosos e industrializados.

Escove o cabelo e o couro cabeludo todos os dias. Utilizar escova de cerdas é ideal. Não pegue no cabelo o tempo todo para que as glândulas sebáceas não sejam estimuladas. Controle o estresse, já que ele pode causar um aumento na atividade das glândulas sebáceas!

Cataplasma com folhas de louro

Ferva algumas folhas de louro, deixe esfriar, coe e utilize-as para massagear o couro cabeludo após lavar o cabelo.

Cipreste para enxaguar

O chá de cipreste também pode ser utilizado para finalizar a lavagem dos cabelos e combater a oleosidade. Ferva um molho de cipreste em 1 litro de água, espere esfriar e coe antes de utilizar.

Chá de dente-de-leão e de cavalinha

A ingestão de chás também ajuda no tratamento para seborreia.

Chá de dente de leão – Modo de preparo:

  1. Coloque alguns ramos de dente de leão em 1 xícara de água fervente, abafe o recipiente, deixe esfriar, coe e tome. Se preferir, adoce com mel. O chá deve ser tomado 3 vezes ao dia ao longo do tratamento.

Chá de cavalinha – Modo de preparo:

  1. Coloque 1 colher de sopa de cavalinha em 1 xícara de água fervente, cubra o recipiente, espere esfriar, coe e tome 1 vez ao dia.

Que tal aliar a ação de um remédio natural com diversão? Os banhos de mar ajudam a aliviar os sintomas da seborreia porque a água salgada atua contra a coceira, vermelhidão e irritação na pele e couro cabeludo.

Shampoo caseiro de eucalipto, hortelã e morangos

Primeiro adicione 1 colher de sopa de folhas de hortelã e 1 colher de sopa de folhas de eucalipto em um copo com água de fervente e abafe o recipiente.

Depois que esfriar adicione 5 morangos já amassados e 3 colheres de qualquer shampoo neutro.

Você deve aplicar o shampoo no couro cabeludo fazendo massagens suaves com as pontas dos dedos em movimentos circulares. Deixe agir por 10 minutos e enxague com água fria.

Lave os cabelos duas ou três vezes por semana com água fria ou morna, nunca com água quente. Escolha shampoos neutros ou próprios para cabelos oleosos e enxague bem o couro cabeludo bem para não deixar nenhum resíduo acumulado!

Shampoo caseiro de alecrim

Adicione 3 gotas do óleo de alecrim em uma colher de sopa de shampoo neutro e aplique no couro cabeludo massageando em movimentos circulares, deixando agir por 5 minutos antes de enxaguar.

Shampoo caseiro com aspirinas

Amasse alguns comprimidos de aspirina (ácido acetilsalicílico) e misture no shampoo que você já utiliza normalmente.

Lave o cabelo como de costume, agitando o shampoo antes de utilizá-lo e massageando o couro cabeludo ao aplicá-lo.

Dermatite seborreica tem cura?

A dermatite seborreica não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados através do tratamento.

.
..