Remédios Naturais para Nariz Entupido, Seco e Escorrendo

..

Água morna e sal grosso e vapor de água quente são ótimos remédios naturais para nariz entupido, seco ou escorrendo. O nariz entupido em bebês pode ser tratado com lavagens com soro fisiológico, chá de alecrim e descongestionantes prescritos pelo médico.

O nariz entupido costuma incomodar bastante e muitas vezes ficamos de mãos atadas frente ao problema sem procurar uma solução. A verdade é que é muito fácil tratar a condição com remédios naturais simples, que podem ser feitos com os ingredientes que você já tem em casa!

Chá de Alho

Um chá bem forte de alho é uma solução para o nariz entupido devido às suas propriedades anti-inflamatórias: tome durante todo o dia. Quando consumido todos os dias, o alho ajuda a prevenir o problema.

Suco de Tomate com Alho, Limão e Sal

Acredite: essa mistura é infalível para acabar com o nariz entupido, por mais que o gosto possa não agradar! Faça o suco de tomate com água morna e adicione 1 colher de sopa de alho picado, 1 colher de sopa de suco de limão e uma pitada de sal. Misture tudo e beba.

Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã possui mil e uma utilidades e não poderia deixar de servir para o tratamento do nariz entupido, já que ajuda a afinar a secreção. Basta misturar 2 colheres de sopa do vinagre de maçã em 1 copo de água morna e beber 4 vezes ao dia.

Chá de Alecrim

Pingue nos olhos e narinas algumas gotas de chá de alecrim (5 colheres de sopa da erva para 1 litro de água fervente) sem açúcar, 3 a 4 vezes ao dia. Esse remédio é ideal para bebês.

Você também pode tomar o chá para potencializar o seu efeito descongestionante. Adoce à vontade com mel.

Solução Caseira de Água Morna e Sal Grosso

Para fazer a solução salina natural, adicione 1/4 de colher de sopa de sal grosso em meia xícara de água morna e misture.

Adicione a solução em uma pera de borracha (facilmente encontrada em farmácias), incline a cabeça para trás e espiche a solução em uma das narinas, deixando penetrar o máximo possível.

Faça a aplicação 3 vezes ao dia.

Vapor de Água Quente

portrait of a woman inhaling over a bowl

Inalar o vapor da água quente é um remédio natural prático e super eficaz para desinflamar e desentupir o nariz. Você pode fazer isso durante um banho quente, por exemplo, ou mesmo colocar para ferver um pouco de água com sal e inalar o seu vapor.

Coloque o nariz acima do recipiente onde está a água quente e cubra a cabeça com a toalha de maneira a não deixar o vapor escapar, inalando o máximo que conseguir.

Compressa de Água Quente

As compressas de água quente sobre o nariz e abaixo dos olhos também podem resolver o problema do nariz entupido. Molhe um pano com água bem quente (o máximo que você puder suportar) e coloque-o sobre a região até esfriar, trocando o pano sempre que necessário.

Manjericão

Tomar chá de manjericão ou mastigar algumas folhas da erva também são soluções que ajudam a desentupir o nariz. Mastigue algumas folhas ao acordar e antes de dormir.

Gengibre, Limão e Mel

Com alta ação anti-inflamatória e depurativa, a mistura de gengibre, limão e mel é tiro e queda para tratar o nariz entupido! Adicione 1 colher de chá de gengibre ralado em um copo de água morna, esprema meio limão e adoce com 1 colher de mel. Beba a mistura todas as noites antes de se deitar.

Nariz Entupido e Seco – Como Tratar?

Quando o nariz está estupido e seco, é preciso tornar a região mais úmida para liberar as vias aéreas.

É fácil conseguir esse efeito através da inalação de vapor quente de água, até mesmo durante o banho, a aplicação da solução caseira de água morna e sal grosso, além das compressas de água quente aplicadas acima do nariz e abaixo dos olhos.

Dicas Infalíveis para Desentupir o Nariz Rapidamente

Utilizando os remédios caseiros e seguindo algumas dicas simples, mas super importantes, o nariz entupido não vai mais incomodar!

  1. Evite assoar o nariz para não inflamar mais a região;
  2. Coma alimentos picantes para desinflamar;
  3. Beba bastante água durante o dia para evitar o ressecamento da região e facilitar a expulsão do muco;
  4. Evite utilizar medicamentos vasoconstritores (nafazolina), pois eles viciam e causam danos à mucosa nasal.
.
..