7 Passos para Acabar com o Cabelo Oleoso em Casa!

Que tal acabar com a oleosidade dos cabelos em 4 passos super simples, no conforto de sua casa? Primeiramente, é preciso saber escolher bem o shampoo para cabelos oleosos, e também como aplicá-los da maneira correta, assim como o condicionador!

A oleosidade nos cabelos é causada pelo excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, fazendo com que o cabelo fique pesado, sem volume e, principalmente, com aspecto de sujo.

Esse excesso de oleosidade pode, sim, ser causado pelo uso inadequado de cosméticos no couro cabeludo, e certos tratamentos caseiros que levam frutas e azeite de oliva, por exemplo, que podem causar aumento excessivo na oleosidade do cabelo, além de alergias!

1. Lave os Cabelos em Dias Alternados!

Para quem tem cabelo oleoso, o ideal é lavar o cabelo dia sim, dia não.

Não é indicado lavar os cabelos todos os dias porque isso pode estimular ainda mais as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade.

Também não dá pra ficar sem lavar por mais de 2 dias, já que o aspecto de sujo, os fios colados e a falta de volume incomodam bastante, e é essencial retirar toda essa oleosidade no período certo!

2. Não Lave o Cabelo com Água Quente!

A água muito quente resseca o couro cabeludo e então as glândulas sebáceas são estimuladas a produzirem ainda mais oleosidade! O ideal é lavar o cabelo com água morna ou o mais fria que você conseguir!

3. Use Shampoos Adstringentes  e Cristalinos

O uso de shampoos adstringentes ou anti-resíduos é indicado para cabelos que são naturalmente oleosos, pois eles vão limpar mais profundamente o couro cabeludo, retirando toda a oleosidade, diferente dos shampoos perolados, que promovem mais o problema.

Se o seu cabelo não for muito oleoso, o uso desses produtos pode ressecá-lo e deixá-lo quebradiço e com pontas duplas, então o ideal, nesse caso, é utilizá-lo apenas 1 vez por semana.

Se você tem cabelos finos, os shampoos cristalinos são uma opção melhor, já que o shampoo adstringente pode causar quebra. Diferente dos shampoos leitosos e perolados, os shampoos cristalinos não vão formar uma camada de oleosidade do próprio shampoo no seu couro cabeludo!

4. Invista em Máscaras Esfoliantes

Além do shampoo, o uso de máscaras esfoliantes para cabelos também é indicado. Elas também limpam mais profundamente o couro cabeludo, removendo a pele morta (caspa), que também é uma conseqüência da oleosidade. Dê preferência ás mascaras de menta.

5. Use Condicionador de Forma Correta!

Se você optar por usar condicionador, aplique somente nas pontas! Já que ele é um produto hidratante, pode e vai aumentar a oleosidade da raiz de seu cabelo!

6. Aplique o Shampoo da Maneira Correta!

Após aplicar e massagear o produto na raiz, deixe agir por 5 minutos e depois enxague. Esse tempinho fará toda a a diferença e ajudará a potencializar o efeito do shampoo no couro cabeludo!

7. Aposte no Shampoo a Seco!

O shampoo a seco é ideal para disfarçar o cabelo oleoso, já que absorve todo o cebo instantaneamente. Mas não é ideal usá-lo como substituto do shampoo para cabelos oleosos, já que eles não limpam o couro cabeludo! Use-o apenas em emergências!