6 Remédios Caseiros para Rinite de Simples Preparo

..

Existem remédios caseiros para rinite alérgica que podem aliviar sintomas como espirros, coriza nasal e coceira no nariz, no céu da boca e nos olhos. Utilizar gengibre, alho, soro fisiológico, vinagre de maçã, vapor de água e urtiga é uma solução eficaz para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem constantemente com a rinite e seus sintomas.

Continue lendo e saiba como utilizar cada remédio caseiro para combater os sintomas da rinite agora!

Gengibre

O chá de gengibre ajuda a aliviar a congestão nasal e as dores de cabeça. Ele tem propriedades antialérgicas, antivirais, anti-inflamatória e antibacteriana, além de fortalecer o sistema imune.

Você pode mastigar um pedaço de gengibre diariamente até a alergia passar ou tomar o chá

Para fazer o chá, utilize 1 colher (café) de gengibre ralado, 1 copo de água, 1 pedaço de canela, 1 colher de mel e o suco de um limão. Prepare-o da seguinte forma:

  1. Coloque a água, o gengibre e a canela em uma panela e espere ferver por 5 minutos;
  2. Depois coe e adicione o mel e o limão;
  3. Mexa e beba 1 xícara, 2 vezes ao dia.

Alho

Mastigar alho cru é uma maravilha para a rinite alérgica, pois ele é um antialérgico poderoso, além de ser um potente antibiótico, antiviral e antifúngico e ter o poder de melhorar a função do sistema imunológico. Outra opção é adicionar o máximo possível de alho nas suas refeições. Está certo que o hálito não fica muito bom, mas a rinite agradece.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um antialérgico natural e pode reduzir os espirros e a congestão nasal, além de fortalecer o sistema imune para combater a alergia mais rápido. Utilize 2 colheres de vinagre de maçã, 1 colher (chá) de mel, 1 colher de suco de limão e 1 ½ copo de água morna (300 ml) para fazer o remédio caseiro.

Modo de preparo:

  1. Em um copo, misture o vinagre, o mel e o limão;
  2. Depois coloque a água e misture novamente;
  3. Beba essa mistura 3 vezes ao dia: pela manhã, tarde e noite.

Urtiga

A urtiga possui propriedades anti-histamínica e anti-inflamatória naturais, tendo o poder de proporcionar um alívio rápido à coceira e à congestão nasal, à tosse e aos espirros. Basta fazer uma infusão de urtiga para aproveitas todos os seus benefícios. Você vai precisar de:

  • 1 colher (café) de folhas secas de urtiga;
  • 1 copo de água;
  • 1 colher (sopa) de mel.

Prepare a infusão da seguinte maneira:

  1. Ponha as folhas de urtiga para ferver na água por 5 minutos;
  2. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos;
  3. Coe e acrescente o mel.

A dose recomendada é de 1 xícara de infusão de urtiga, 2 a 3 vezes ao dia.

Vapor

O vapor de água é capaz de fluidificar as secreções e aliviar a congestão nasal, a coriza e a coceira do nariz, pois ela umidifica o ambiente interno, além de ajudar a eliminar secreções e prevenir que eles se infectem e compliquem a situação. O alivio com o uso do vapor é quase que imediato!

Coloque água para ferver e inale o vapor por 15 minutos.

Lavagem de nariz

Lavar o nariz com soro fisiológico ajuda a combater a coriza e a congestão nasal, além de eliminar secreções e prevenir que elas sejam infectadas. Ela pode ser feita várias vezes ao dia e não possui nenhum efeito colateral.

Para fazer a lavagem do nariz você deve;

  1. Encher uma seringa com 5 a 10 ml de soro fisiológico;
  2. Abrir a boca, inclinando o corpo para frente e a cabeça um pouco para o lado;
  3. Colocar a seringa na entrada de uma narina e pressionar, de modo que o soro saia pela outra narina.
.
..