Remédios Caseiros para Rouquidão

..

O gargarejo de água morna com mel e vinagre é um ótimo remédio caseiro para rouquidão que também alivia a tosse e a dor de garganta, assim como o limão com mel. O chá de romã é indicado quando a rouquidão é causada por inflamação na garganta. Para a rouquidão infantil, um bom remédio caseiro é oferecer à criança algumas fatias de maçã com mel.

É importante ressaltar que os remédios caseiros não curam a rouquidão, apenas ajudam as cordas vocais a se recuperarem mais rapidamente ao combater a inflamação e a irritação.

O mais importante a ser feito nesse caso é descansar a voz o máximo que puder e manter a laringe hidratada bebendo muito líquido em temperatura ambiente!

Gargarejo com água e sal

O sal é um ótimo anti-inflamatório natural. Os gargarejos com água e sal podem auxiliar na restauração das cordas vocais principalmente se a rouquidão estiver sendo causada por alguma infecção, já que o sal contém propriedade antisséptica e antimicrobiana.

O gargarejo deve ser feito com 1 copo de água morna misturado a 2 colheres de chá de sal, várias vezes ao dia.

Gargarejo com mel, água morna e vinagre

O mel também possui propriedade antimicrobiana, além de atuar como anti-inflamatório e expectorante. Os gargarejos com mel e água morna são ideais nos casos de rouquidão e tosse.

Você também pode adicionar vinagre de maçã à mistura de água com mel e fazer os gargarejos. O vinagre é um antibacteriano natural potente e é ideal para ser consumido em casos de infecções por bactérias.

Gargarejo com chá de gengibre

O chá de gengibre ajuda a combater a inflamação nas cordas vocais e diminui a irritação na garganta.

Ferva 20 gramas de raiz de gengibre em 1 litro de água, desligue o fogo, coe a mistura e faça gargarejos quando amornar.

Mel e limão

Consuma 1 colher de mel com 4 gotas de limão antes de dormir. O limão é adstringente, rico em vitamina C, fortalece o sistema imunológico e juntamente com o mel combate a rouquidão, a tosse e a gripe.

Chá de limão, mel e orégano

Faça o chá utilizando 3 folhas de orégano, suco de 1 limão, 550 ml de água e 1 colher de mel.

Ferva as folhas de orégano com a água por alguns minutos e desligue o fogo. Em seguida acrescente o suco do limão e a colher de mel. Beba pequenas doses do chá morno durante todo o dia.

Vapor de água quente

Inale o vapor da água quente durante 15 minutos, 3 vezes ao dia. Quanto mais hidratada a sua laringe estiver, mais rápida será a recuperação da voz.

Chá de cebola

A cebola é um alimento anti-inflamatório e eficaz para tratar problemas na garganta. Para fazer o chá você vai precisar de:

  • 4 anéis de cebola branca;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 xícara de água.

Basta ferver a cebola com a água, desligar o fogo e esperar amornar um pouco com a panela tampada. Adoce com o açúcar e tome.

Chá de cascas de romã

O chá de cascas de romã é um poderoso anti-inflamatório natural e também fortalece o organismo por conter vitamina C. Para fazer o chá você vai precisar de:

  • 6 gramas de cascas de romã;
  • 1 xícara de água.

Ferva as cascas de romã na água, tampe o recipiente e espere o chá ficar morno para coar e beber. Adoce com mel ou açúcar se preferir.

Maçã e mel

Ofereça à criança algumas fatias de maçã banhadas com mel assim que ela acordar, enquanto durar a rouquidão. O mel age como anti-inflamatório e também combate a tosse. A maçã limpa a garganta e fortalece o organismo.

Como Prevenir a Rouquidão

  • Sempre beba muita água, sucos e chás em temperatura ambiente para manter a laringe hidratada;
  • Não force a voz e evite fumar;
  • Diminua a ingestão de alimentos à base de trigo, carne e leite, pois, em excesso, eles podem desencadear alergia e rouquidão;
  • Evite ficar exposto a ventos frios e fortes por um longo período;
  • Mantenha sempre limpos e livres da poeira os ventiladores e ar condicionados;
  • Aumenta a ingestão de maçãs: elas limpam a garganta e mantêm a saúde das cordas vocais.

Pode te interessar:

Remédios para Rouquidão

Gargarejos para Garganta Inflamada – Remédios e Chás

Remédio Caseiro para Tosse – Xaropes Naturais e Chás

.
..