10 Remédios Caseiros para Alergia

..

O remédio caseiro para alergia, como a alergia na pele, tosse alérgica, alergia respiratória, como rinite e sinusite, e alergia alimentar, ajuda a combater sintomas como inflamação, coceira, inchaço e vermelhidão. Os melhores remédios caseiros para alergia, em geral, incluem:

  • Compressa de gelo, extrato de própolis e compressa de camomila (alergia na pele);
  • Infusão de tanchagem, infusão de própolis e xarope de cenoura (tosse alérgica);
  • Chá de orégano (alergias respiratórias);
  • Óleo de rícino, banana limão com mel (alergia alimentar).

Remédio caseiro para alergia na pele

Compressa de gelo

 

 

 

 

 

As compressas frias ou de gelo são uma ótima alternativa para diminuir a coceira e inflamação na pele causada por alergia. Aplique sempre conforme a necessidade, sem nunca colocar o gelo diretamente na pele para correr riscos de queimadura.

Extrato de própolis

 

 

 

 

 

 

Pingar algumas gotinhas do extrato de própolis acima das lesões causadas por alergias na pele é uma ótima maneira de acelerar a cicatrização e diminuir a inflamação.

Compressa de camomila

A camomila possui propriedades anti-inflamatória e calmante e por isso ajuda a diminuir a inflamação, a coceira e a vermelhidão causadas por reações alérgicas na pele.

Leia também:

Faça a infusão de camomila adicionando 20 a 30 g de flores frescas ou secas da erva em 500 ml de água fervente, abafe o recipiente por 15 minutos, filtre e mergulhe um pano na infusão, espremendo para retirar o excesso de líquido.

Aplique uma compressa de camomila pela manhã e outra pela noite.

Remédio caseiro para tosse alérgica

Infusão de tanchagem

 

 

 

 

 

A tanchagem é especialmente indicada para tratar a tosse alérgica, seca e irritativa porque age acalmando as membranas inflamadas dos pulmões. É muito boa também para os casos de tosse alérgica causada por bronquite.

Faça a infusão colocando 1 sachê de folhas de tanchagem em 1 xícara com água fervente, abafe por 5 minutos e beba. A dose recomendada é de 1 a 3 xícaras da infusão de tanchagem diariamente, tomadas entre as refeições.

Infusão de própolis

Um ótimo remédio natural para tosse alérgica noturna é umidificar o ar com uma infusão de própolis. É simples fazer: coloque um litro de água fervente em uma bacia, adicione algumas gotas do extrato de própolis e coloque em seu quarto antes de dormir.

Xarope de cenoura

 

 

 

 

 

 

Para cessar a tosse alérgica infantil você pode oferecer à criança o xarope de cenoura, que é um excelente antitussígeno natural. Faça da seguinte maneira:

  1. Passe 4 cenouras médias na centrífuga para retirar o suco;
  2. Acrescente 1 xícara de mel no suco obtido e misture bem;
  3. Coloque esta mistura no fogo e mexa sem parar até que engrosse;
  4. Guarde o xarope em um recipiente de vidro com tampa.

A dose indicada do xarope de cenoura para crianças e adultos é de 1 colher de sopa, 3 a 4 vezes ao dia.

Remédio caseiro para rinite alérgica e alergia respiratória

Chá de orégano

 

 

 

 

O chá de orégano é o remédio caseiro para rinite alérgica e outras alergias respiratórias causadas pela gripe, sinusite e bronquite, inclusive infantil. Ele é antialérgico natural, antisséptico e antiviral e por isso ajuda a combater os sintomas de todas essas condições. Faça-o da seguinte maneira:

  1. Coloque 1 colher (de sopa) de folhas de orégano em uma xícara;
  2. Complete-a com água fervente, abafe e espere esfriar;
  3. Coe e tome.

A dose recomendada do chá de orégano para rinite alérgica e alergias respiratórias é de 1 xícara a cada 8 horas.

Remédio caseiro para alergia alimentar

Óleo de rícino

 

 

 

 

 

 

 

O óleo de rícino já é um antigo aliado ao combate das alergias alimentares e seus sintomas. Fazer o remédio caseiro é simples: misture metade de um copo de água com 5 gotas do óleo de rícino e pronto, basta beber todos os dias assim que acordar, logo em jejum.

Banana

A ingestão de bananas ajuda a aliviar os sintomas da alergia alimentar no estômago e na pele. É um remédio caseiro bastante simples e não é preciso fazer algo diferente na hora de consumi-la.

Limão e mel

 

 

 

 

 

Esse remédio caseiro ajuda a desintoxicar o organismo e combater o mal que o alimento causou. Você deve espremer o suco de 1 limão em 1 copo com água morna e acrescentar 1 colher de chá de mel, tomando todos os dias em jejum.

Aposte sem medo no remédio caseiro para alergia, certificando-se antes, é claro, se não possui qualquer alergia a determinado alimento, erva ou substância. Não dispense a consulta com o médico se a alergia for constante e não melhorar.

.
..