Como Tirar Bicho de Pé em Casa!

..

Para tirar bicho de pé o chá de calêndula, a compressa de própolis e a cânfora são os melhores remédios caseiros. Enquanto o bicho de pé é superficial ele pode ser retirado pela própria pessoa. Em casos de lesões mais profundas, o médico deverá ser consultado.

O bicho de pé é o nome popular da tungíase, uma condição causada pela penetração da fêmea da pulga Tunga penetrans na pele com ou sem ferimentos, o que causa inchaço na área afetada, coceira intensa, vermelhidão e dor.

A lesão formada pela entrada da pulga tem formato circular, é elevada e amarela, com um ponto preto no centro. Uma vez dentro do corpo, a pulga se alimenta da própria pele da pessoa, aumentando cada vez mais a lesão, que corre o risco de necrosar e ser infectada por bactérias.

Chá de calêndula

O escalda-pés com chá de calêndula é um excelente remédio caseiro para ajudar a tirar o bicho de pé, pois ajuda a curar infecções de pele e eliminar parasitas. Você deve:

  1. Fazer uma infusão de calêndula colocando 4 colheres de sopa de suas flores secas em 100 ml de água fervente, tampar e esperar o líquido amornar;
  2. Despejar a infusão em uma bacia e adicionar 60 ml de vinagre, mergulhando os pés por 20 minutos, 4 ou 5 vezes ao dia.

Leia também:

Compressa de própolis

A compressa com extrato de própolis pode ser feita após o escalda-pés com o chá de calêndula. Ele tem propriedades antimicótica e cicatrizante e por isso é bastante eficaz para tirar o bicho de pé.

Você deve adicionar extrato de própolis diretamente na área afetada, cobrindo com esparadrapo. Troque até 4 vezes ao dia.

Esse tratamento caseiro para tirar bicho de pé dura, aproximadamente, 3 dias. Não é preciso utilizar tesoura, pinças ou qualquer outro objeto pontiagudo para furar a pele, pois o bicho de pé é eliminado sozinho.

Cânfora

Aplicar uma pomada à base de cânfora ou Vick Vaporub no local e abafar a região com uma gaze pode fazer com que a pulga causadora do bicho de pé saia sozinha. Deixe o remédio caseiro agir por algumas horas e então verifique o resultado.

Como tirar bicho de pé com gelo

O gelo funciona no tratamento do bicho de pé para aliviar a dor e coceira. Basta esfregar uma pedra de gelo na lesão quando sentir necessidade para que o seu efeito anestésico atue no local. A crioterapia pode ser utilizada no tratamento, mas é feita pelo profissional habilitado.

A remoção do bicho de pé com pinça esterilizada deve ser feita no hospital. Só é recomendado usar agulha em casa quando a pessoa tem experiência tirando o bicho de pé e utilizando material devidamente esterilizado.

Depois que o bicho de pé é retirado deve-se aplicar uma pomada antibiótica na ferida para evitar infecções. Em alguns casos recomenda-se uma vacina de tétano.

.
..