9 Remédios Caseiros para Tosse Alérgica Práticos e Saborosos!

..

Os remédios caseiros para tosse alérgica são fáceis de preparar e muito eficazes por conterem propriedades anti-inflamatória, antitussígena e antialérgica. Um bom remédio para tosse alérgica é o chá de gengibre, limão e mel, assim como o suco de abacaxi com mel e a infusão de tomilho, bem saborosa! Você também poderá preparar um xarope de cenoura, uma infusão de tanchagem ou orégano, ou mesmo tomar um copo de água morna com mel para aliviar a tosse!

Esse sintoma incomoda bastante e aparece nos momentos mais inusitados, podendo causar dor de garganta, dor no peito e falta de ar. Para resolver o problema de uma forma natural, confira a lista com os melhores remédios caseiros agora!

Chá de gengibre, limão e mel

O gengibre é ótimo para aliviar a tosse alérgica e incômodos na garganta devido a sua propriedade altamente anti-inflamatória. A melhor forma de ingerir o gengibre para esse fim é fazendo um chá, juntando, também, limão e mel:

  1. Ferva 1 pedaço pequeno de gengibre em 250 ml de água;
  2. Desligue o fogo e acrescente o suco fresco de metade de 1 limão;
  3. Acrescente 1 colher de sopa de mel e beba. São recomendadas 2 xícaras ao dia.

Gargarejo com soro fisiológico

Uma solução bem simples para a tosse alérgica é fazer um gargarejo com soro fisiológico ou mesmo água morna com sal.

O soro fisiológico ajuda a liberar as secreções que podem estar causando a tosse, e ainda hidrata a garganta, reduzindo a necessidade de tossir.

Suco de abacaxi com mel

O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina, um potente anti-inflamatório que ajuda, ainda, a eliminar secreções corporais. O remédio caseiro é simples: basta adicionar 1 colher de sopa de mel em 1 copo de suco de abacaxi natural concentrado e tomar.

Infusão de tomilho

O tomilho, além de ser uma erva muito utilizada na cozinha, ajuda no alívio da tosse alérgica e de outras afecções respiratórias. Para fazer a infusão você só precisa de 2 colheres (café) do tomilho seco e 200 ml de água.

Primeiro ferva a água, depois desligue o fogo e acrescente o tomilho. Abafe o recipiente por 10 minutos, depois coe e tome. A dose recomendada é de 3 a 4 xícaras do chá por dia.

Mel com água morna

O mel, por si só, é um importante aliado no combate à tosse alérgica. Você pode misturá-lo à água morna, a sucos e chás para aproveitar suas propriedades anti-inflamatórias, lembrando que o mel não deve ser dado para crianças com menos de um ano de idade.

Xarope de cenoura

O xarope de cenoura é um remédio natural excelente para tratar a tosse seca e alérgica, pois contém propriedades antitussígenas.

É fácil fazer o xarope:  você vai precisar de 1 xícara de mel e 4 cenouras (tamanho médio):

  1. Retire o suco da cenoura utilizando uma centrífuga;
  2. Misture o suco da cenoura com o mel;
  3. Leve tudo ao fogo baixo, mexendo até engrossar;
  4. Guarde o xarope em um pote de vidro com tampa.

Você deve tomar 1 colher do xarope de cenoura 3 a 4 vezes ao dia.

Infusão de tanchagem

 

 

 

 

 

A tanchagem age acalmando as membranas inflamadas dos pulmões e por isso é especialmente indicada para tratar a tosse alérgica, seca e irritativa, inclusive quando causada pela bronquite.

Prepare a infusão da seguinte maneira:

  1. Coloque 1 sachê de folhas de tanchagem em 1 xícara;
  2. Cubra com 200 ml de água fervente;
  3. Abafe por 5 minutos e beba.

A dose recomendada é de 1 a 3 xícaras da infusão de tanchagem diariamente, tomadas entre as refeições.

Umidificar o ar com infusão de própolis

Para cuidar da tosse alérgica enquanto dorme você pode umidificar o ar com uma infusão de própolis de um jeito simples: coloque um litro de água fervente em uma bacia, adicione algumas gotas do extrato de própolis e coloque em seu quarto antes de dormir.

Chá de orégano

 

 

 

 

O chá de orégano é um bom aliado contra alergias respiratórias causadas pela gripe, sinusite e bronquite, e pode ser consumido por crianças. Ele é antialérgico natural, antisséptico e antiviral. Prepare-o da seguinte maneira:

  1. Coloque 1 colher de sopa de folhas de orégano em uma xícara;
  2. Complete-a com água fervente, abafe o recipiente e espere esfriar;
  3. Coe e tome.

Tome 1 xícara a cada 8 horas. ')}

.
..