7 Chás para Curar Diarreia

..

O chá caseiro para diarreia de folhas de goiaba é o mais indicado para esse caso, pois diminui as cólicas e a saída de água dos tecidos. Outro chá bom para diarreia é o de camomila, que também diminui a intensidade das cólicas, diminuindo bastante o número de evacuações. Além desses, os melhores chás para diarreia são:

  • Chá de boldo;
  • Chá de folhas de algodão;
  • Chá de cascas de laranja;
  • Chá de pitanga;
  • Chá de hortelã.

Confira como fazer um cada um deles e todas as suas propriedades abaixo!

Chá de folha de goiaba para diarreia

O chá de folhas de goiaba tem a capacidade de interromper a saída da água dos tecidos em direção ao intestino e por isso é eficaz para curar a diarreia, agindo como um adstringente e também como antiespasmódico, diminuindo as contrações do órgão. No entanto, não deve ser utilizado nos casos em que a condição é causada por infecção.

Como fazer:

  1. Ferva 150 ml de água e desligue o fogo;
  2. Adicione imediatamente 1 colher de sobremesa das folhas de goiabeira e abafe o recipiente por 10 minutos ou até amornar;
  3. Tome um cálice (135 ml ou 9 colheres de sopa) sem que evacuar, não ultrapassando 10 cálices ao dia.

Chá de boldo para diarreia

O chá de boldo pode ser eficaz para ajudar no tratamento da diarreia infecciosa, pois tem propriedades bactericida, antioxidante e antifúngica.

No geral, ele não age diretamente sobre a diarreia, mas sobre o processo de digestão como um todo. Ele combate a indigestão, principalmente quando é causada por problemas no fígado e na vesícula biliar, diminui os gases, a dor de estômago, a azia e também auxilia no tratamento da gastrite e da prisão de ventre.

Como fazer:

  1. Ferva 1 xícara de chá de água e desligue o fogo;
  2. Coloque a água em uma xícara e adicione 1 colher de sobremesa de folhas de boldo picadas ou 1 sachê (comprado em supermercado);
  3. Abafe a xícara por 10 minutos, coe (se você utilizou as folhas) e beba quando amornar.

Chá de folhas de algodão

O chá das folhas e flores do algodão é um remédio caseiro que ajuda a curar a diarreia porque é rico em mucilagens, substâncias que absorvem o excesso de líquido.

Como fazer:

  • Ferva um litro de água e desligue o fogo;
  • Coloque 10 gramas das folhas e flores de algodão na água fervente, tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos ou até amornar;
  • Coe e tome 4 a 5 xícaras por dia.

Chá de cascas de laranja

O chá de cascas de laranja possui fitonutrientes e flavonoides com propriedade anti-inflamatória que auxilia na digestão como um todo, aliviando problemas como azia e diarreia. Isso acontece porque o bagaço da laranja (a parte branca entre os gomos da laranja) é cítrico, fator que contribui para a regulação do intestino.

Como fazer:

  • Descasque 1 laranja deixando o bagaço (parte que fica entre a casca e a fruta) e reserve. Se possível, deixe as cascas secarem bastante;
  • Ferva a metade das cascas por 5 minutos em 1 litro de água e depois desligue o fogo;
  • Espere amornar, tire as cascas e beba várias vezes ao dia.

Chá de camomila

O chá de camomila para diarreia e dor de barriga ajuda a diminuir as contrações do intestino, aliviando a diarreia. Como bônus, você ainda ganha o efeito calmante do chá que também é uma delícia!

Como fazer:

  1. Coloque 150 ml de água em uma panela com 1 punhado de flores de camomila e deixe tudo ferver por 15 minutos;
  2. Apague o fogo e tampe a panela até o chá amornar;
  3. Coe e beba em goles ao longo de todo o dia.

Chá de pitanga

As folhas de pitanga possuem propriedade que auxiliam no combate à diarreia: é depurativa e, assim como o boldo, também melhora a digestão além de ajudar a tratar infecções no fígado.

Como fazer:

  1. Ferva 150 ml de água;
  2. Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de folhas de pitanga;
  3. Abafe a panela ou a xícara onde estiver a infusão por alguns minutos;
  4. Tome 1 colher de sopa da infusão sempre que tiver um episódio de diarreia, mas não ultrapasse a ingestão de 10 colheres ao dia.

Chá de hortelã

O chá de hortelã age diretamente no sistema digestivo, aliviando as cólicas intestinais e a diarreia, além de problemas no estômago.

Como fazer:

  1. Ferva uma xícara de água;
  2. Acrescente 5 a 7 folhas de hortelã já lavadas e desligue o fogo;
  3. Abafe o recipiente por 10 minutos, coe e beba logo em seguida, de preferência sem adoçar.

Nunca tome remédios ou chás para prender a diarreia sem saber o seu real motivo, pois ela pode ser um sintoma de uma infecção bacteriana e, nesse caso, serve justamente para eliminar os micro-organismos que estão prejudicando o organismo.

.
..