17 Remédios para Aliviar a Enxaqueca Forte
Os melhores remédios caseiros para enxaqueca são os chás naturais de erva-cidreira e de erva-de-santa-maria. O sal do himalaia e a compressa com folhas de limeira também são remédios naturais eficientes.
A enxaqueca é uma dor de cabeça muito forte que, durante uma crise, é constante e pulsante. Ela pode vir com sintomas neurológicos – a enxaqueca com aura – que consiste em experimentar sintomas como pontos de luzes na visão, adormecimento e formigamento de partes do corpo alguns minutos antes da dor surgir.
Pode apresentar também, juntamente com a dor, tontura, enjoos e ânsia de vômito, ou ser crônica – sentida praticamente todos os dias.
Quem sofre desse mal sabe que quando ela “ataca” é preciso evitar barulho e claridade para que não piore.
Óleo de Lavanda
Dilua 5 gotas de óleo de lavanda em um copo de água fria, molhe um pano com a mistura e aplique no pescoço ou na cabeça. Esse remédio consiste na aromaterapia: a inalação do aroma da lavanda que irá atuar no alívio da dor.
Pasta de Folhas de Limeira
Amasse algumas folhas de limeira e faça uma pasta com elas adicionando um pouco de água. Aplique na região onde a dor está concentrada durante 30 minutos.
As folhas de limeira são ricas em vitamina C, fortalecem o organismo, combatem o estresse e depuram o sangue.
Compressa de Camomila
Se a enxaqueca também causa dor no olhos, o chá frio de camomila pode ajudar: faça o chá, coloque pedras de gelo e espere ele ficar bastante gelado, molhe um pano com ele e aplique sobre os olhos por alguns minutos.
Bolsas de Gelo
Aplique no local da dor por alguns minutos, sempre que precisar. O gelo atua como um anestésico e contribui para o alívio temporário da dor.
Beladona
Os remédios homeopáticos à base de beladona têm, dentre outras propriedades, ação antiespasmódica e analgésica. Tome 7 gotas do remédio misturado com 1 colher de sopa de água.
Sal do Himalaia
O sal da himalaia é altamente rico em eletrólitos e minerais, fortalece o organismo e combate a enxaqueca. Basta tomar um copo de suco de lima ou limão com uma quantidade significativa de sal do himalaia quando sentir a dor.
Chá de Erva-de-Santa-Maria
O chá da erva de santa maria controla o movimento de contração e expansão dos vasos sanguíneos, diminuindo a dor. Faça o chá em infusão e tome 2 vezes ao dia. A erva-de-santa-maria também pode ser consumida crua e em forma de saladas.
Chá de Erva-Cidreira
O chá de erva-cidreira é antiespasmódico e por isso combate a enxaqueca naturalmente. É só tomar um chá bem forte feito com as folhas frescas de erva-cidreira, duas vezes ao dia.
Como Prevenir a Enxaqueca?
Algumas ações como praticar exercícios físicos, evitar o consumo de cafeína e determinados alimentos, dormir bem e evitar o estresse podem ajudar a prevenir a enxaqueca.
Mas é preciso ir além disso. Se as crises são frequentes e incapacitantes, o ideal é ir ao neurologista o mais rápido possível. Com certeza ele irá requisitar exames de sangue, tomografia ou ressonância magnética para identificar a raiz do problema e prescrever o tratamento necessário.