6 Chás para Gripe e Dor de Garganta de Alívio Imediato

..

Gripe com dor de garganta nem sempre precisa ser tratada com remédios de farmácia. O chá para gripe e dor de garganta ameniza os sintomas incômodos de forma natural enquanto o próprio organismo combate a infecção, como:

  • Chá de hortelã com mel;
  • Chá de sabugueiro;
  • Chá verde;
  • Chá de gengibre, canela e limão;
  • Chá de echinacea;
  • Chá de raiz de alcaçuz.

O tratamento mais efetivo para gripe é o repouso, a ingestão de muito líquido e, de quebra, dos chás naturais que aliviam os seus sintomas, como a indisposição, dor no corpo, dor de cabeça e tosse, eliminando a necessidade do uso de remédios de farmácia.

Confira suas propriedades e como preparar!

Chá de hortelã com mel

Nada melhor do que um chá de hortelã com mel para aliviar de imediato a dor de garganta. O chá tem efeito antibacteriano e anti-inflamatório e pode ser feito facilmente.

Adicione 1 punhado de folhas de hortelã em 200 ml de água, deixando o líquido ferver até que o volume se reduza à metade. Depois coe, adoce com 1 colher de mel e beba morno. O recomendado é beber duas ou três xícaras ao dia.

Chá de sabugueiro

O chá de sabugueiro é excelente para tratar infecções que afetam o sistema respiratório, como a gripe. As propriedades das flores secas ajudam a reduzir a inflamação, a congestão nasal e a quantidade de secreção produzida.

Para preparar o chá tenha em mãos 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro e 1 xícara de água. Primeiro ferva a água e desligue o fogo, acrescentando as flores secas em seguida. Tampe o recipiente por 10 minutos, coe e tome. A dose recomendada, nesse caso, é de 3 xícaras do chá por dia.

Gestantes e mulheres que estão amamentando também não devem consumir o chá.

Chá verde

O chá verde em sachê pode ser facilmente encontrado em supermercados, é bem prático de preparar e um excelente aliado no combate à gripe com dor de garganta associada, pois fortalece o sistema imune, criando condições favoráveis para o organismo se recuperar da infecção viral e de seus sintomas!

Siga as instruções na embalagem sobre o preparo e as doses diárias.

Chá de gengibre, canela e limão

O chá de gengibre, canela e limão tem tudo para ajudar a combater os sintomas da gripe, incluindo a dor de garganta, pois é antisséptico, anti-inflamatório, descongestionante e purificador. Para preparar, separe:

  • 400 ml de água;
  • 1 colher de café de gengibre fresco ralado;
  • Cravinho em grão;
  • 4 raspas e algumas gotas de limão;
  • 1 pauzinho de canela;
  • Algumas sementes de cardamomo (opcional).

Como fazer:

  1. Aqueça a água no fogão, desligando o fogo antes de levantar fervura;
  2. Adicione todos os ingredientes, exceto as gotas de limão;
  3. Tampe o recipiente e deixe em infusão por 5 minutos;
  4. Na hora de tomar, coe, adicione as gotas de limão e adoce com mel, se preferir.

Tome 1 xícara várias vezes ao dia e ao se deitar.

Chá de echinacea

Essa erva é perfeita para ajudar o organismo a combater a gripe e, consequentemente, os seus sintomas, como a dor de garganta. Seu efeito na redução de infecções virais é potente, reduzindo o tempo da gripe com base no fortalecimento do sistema de defesa do organismo.

O chá é feito com as folhas ou com as raízes. Coloque a quantidade de 1 colher de chá do formato escolhido em 1 xícara de água recém fervida. Abafe por 10 minutos, coe e beba. A dose recomendada é de 1 xícara a cada 12 horas até a melhora dos sintomas.

Chá de raiz de alcaçuz

A raiz de alcaçuz tem efeito anti-inflamatório: reduz a inflamação, a dor e o inchaço da garganta causados pela gripe e por outras condições. Duas colheres de sopa de raízes de alcaçuz são suficientes para um litro e meio de água. Ferva a água, desligue o fogo e adicione a quantidade indicada das raízes. Abafe por 10 minutos, coe e beba. Se preferir, adoce com mel. ')}

.
..