Semente de Chia: Para que serve e Como usar?
Uma alimentação saudável nos traz diversos benefícios, inclusive quando inserimos nela ingredientes como a Semente de Chia. Abaixo, conheça seus benefícios e também possíveis formas de consumo:
Benefícios da Chia:
Entre os 5 pontos positivos do consumo da Chia, estão:
Ajuda o emagrecimento
Quem está em busca por perder alguns quilinhos, pode fazer da Chia uma grande aliada, isso porque quando inserida na nossa alimentação ela pode ser um ótimo suporte, já que funciona aumentando a sensação de saciedade.
Com isso acabamos comendo menos sem que haja prejuízo nas nossas refeições, mas sim um maior equilíbrio, trazendo resultados ainda melhores quando associada a exercícios físicos. Além disso, estudos mais recentes acreditam que a Chia pode evitar o acumulo de gordura localizada, reduzindo os famosos pneuzinhos que se acumulam principalmente na região da barriga.
Previne a Diabetes
Rica em fibras, a Semente de Chia é capaz de prevenir o tipo 2 da Diabetes através do aumento de tempo de liberação da Glicose, o que automaticamente contribui ainda para o controle da Glicemia.
Isso faz com que sirva tanto como meio de prevenção quanto de tratamento para quem já possui a doença, o que não dispensa o uso de possíveis remédios anteriormente receitados, mas sim os complementa.
Aumenta a imunidade
A Semente de Chia ainda possui um rico valor nutricional, oferecendo ao nosso corpo importantes nutrientes como o Potássio, Fósforo e o Manganês, componentes que atuam diretamente na melhora do nosso sistema imune.
Assim, a Chia pode ser uma importante aliada para a melhora da nossa imunidade, diminuindo a possibilidade de que possamos adquirir diversas doenças provenientes de agentes externos, a exemplo da Gripe.
Evita problemas cardíacos
Com riqueza de Ômega 3 e Ômega 6, além de fibras anteriormente citadas e antioxidantes e proteínas, doenças cardíacas também podem ser evitadas com o consumo regular da Chia, uma vez que a união desses elementos age protegendo o nosso corpo de possíveis doenças cardiovasculares.
Esse fator ocorre por conta da regulação da pressão que atinge os vasos sanguíneos, tendo resultados muito positivos inclusive em quem tem propensão a esses problemas.
Efeito rejuvenescedor
Os antioxidantes que compõem a Semente de Chia evita que os radicais livres se formem, fazendo com que as nossas membranas celulares não sejam destruídas e assim, nos garantindo um efeito mais jovem na pele.
É um meio inclusive de prevenção, sobretudo para quem ainda é jovem e deseja evitar expressões mais maduras na face a curto prazo, retardando os efeitos do tempo a partir do seu consumo.
Como usar a Semente de Chia?
A Semente de Chia tem um gosto que pode ser facilmente combinado tanto com receitas doces quanto salgadas, inclusive em sua forma natural como parte de Saladas. Outra possibilidade para consumir no dia a dia é bater a semente com frutas, gerando um delicioso suco.
Para massas ela também é bem vista, funcionando com diversos outros grãos. Assim, pode fazer parte de pães, por exemplo, e ser uma opção bem protéica para o café da manhã. Mas se atente, é indicado que a Chia sempre seja hidratada após o consumo e apenas duas colheres podem ser ingeridas diariamente.