Tratamento Caseiro para Pano Branco

..

O tratamento caseiro do pano branco inclui os sabonetes de aroeira e de enxofre, além de remédios caseiros à base de bicarbonato de sódio, que também ajudam a dar um fim ao problema.

Pano branco (pitiríase versicolor) são manchas brancas ou mais escuras que surgem na pele devido a uma infecção fúngica causada pela levedura Malassezia furfur, que está presente naturalmente na nossa pele.

Quando essa levedura começa a se multiplicar em excesso devido a alguns fatores como enfraquecimento do sistema imunológico, suor excessivo, muito calor e umidade, ela acaba causando a infecção, fazendo surgir as manchas, principalmente durante o verão.

Ao contrário do que todos pensam, o pano branco não é contagioso e tem cura, mas costuma ter alto índice de recorrência, ou seja, sempre fica indo e voltando. A ocorrência do pano branco também não tem nada a ver com falta de higiene.

Sabonete de Aroeira

Use sabonete de aroeira sempre que for tomar banho. Ele limpa a pele profundamente e tem alto poder antisséptico, eliminando os fungos que causam o pano branco, frieiras e micoses.

Solução de Bicarbonato de Sódio

Misture 3 colheres de bicarbonato de sódio em 1 litro de água e aplique sobre o pano branco.

O bicarbonato de sódio tem propriedades antisséptica e antifúngica, deixando a pele limpa e livre dos fungos causadores do pano branco.

Mistura de Melhoral e Leite de Colônia

Adicione 4 comprimidos de Melhoral adulto em meio vaso de leite de colônia e aplique 2 vezes ao dia até que a mancha desapareça.

Quando misturados, o melhoral e o leite de colônia funcionam como um antisséptico e anti-inflamatório, dando condições da infecção desaparecer mais rapidamente.

Conserva de Álcool e Pepino

Coloque algumas rodelas de pepino em meio litro de álcool e deixe em um recipiente fechado por 2 dias. Aplique sobre a pele 2 ou 3 vezes ao dia até que a mancha desapareça.

O álcool é antisséptico e desinfetante e elimina os fungos em excesso causadores do pano branco.

O pepino, dentre outras propriedades, é rico em vitamina C e ajuda a fortalecer o sistema imune, além de fazer muito bem à pele por ser rico em água e minerais como o silício, potássio e magnésio.

Chá de Folhas de Aipim

Coloque 3 folhas de aipim em 250 ml de água e ferva por 15 minutos. Desligue o fogo e espere até que o chá esfrie. Após isso, coe e passe o chá sobre o pano branco.

Repita esse procedimento 3 vezes ao dia.

As folhas da mandioca, assim como suas raízes, possuem folato e vitamina C, grandes responsáveis pelo fortalecimento do sistema imune, criando condições para o próprio corpo eliminar a infecção e também para prevenir a sua volta.

Sabonete de Enxofre

Use sabonete de enxofre sempre que tomar banho. Ele é adstringente e desinfetante e limpa a pele, combatendo todos os micro-organismos nocivos.

Mas tenha cuidado: ele deixa a pele sensível se for usado por muito tempo. Sempre passe protetor solar quando se expor ao sol.

Limão

Esfregue uma rodela de limão nos locais afetados, por 15 minutos, antes do banho, durante alguns dias.

O limão ajuda a equilibrar o pH da pele e também diminui manchas. Ele é rico em vitamina C e fortalece o organismo para eliminar a infecção. Lembre-se de nunca se expor ao sol após passar limão na pele para evitar queimaduras!


Mais Sobre esse Assunto:

.
..