Remédio Caseiro para Queimadura: Os Mais Seguros e Eficazes

..

É possível aliviar a dor e acelerar a cicatrização das queimaduras mais superficiais em casa. Qualquer um dos remédios caseiros para queimadura inclui ingredientes simples, como água fria ou soro fisiológico gelado, gel de aloe vera, casca de banana e cataplasma de alface.

As queimaduras mais superficiais, de primeiro ou segundo grau, são aquelas que deixam a pele vermelha, ardendo, que também podem causar bolhas. São comumente causadas por líquidos quentes, por exposição excessiva e prolongada ao sol, por panelas quentes ou outros acidentes domésticos que são bem comuns no dia a dia. Elas costumam se curar sozinhas, pois não há danos sérios à pele e ela mesma é capaz de se regenerar.

Confira quais são os remédios caseiros para queimadura mais eficazes e que podem ser utilizados em casa de forma segura!

Água fria ou soro fisiológico gelado

Os primeiros socorros para uma queimadura incluem resfriar o local imediatamente com água fria e corrente ou soro fisiológico gelado para aliviar a dor. Lembrando que, se houver bolhas, elas não devem ser estouradas.

Logo em seguida, lave a área queimada com um sabão neutro ou qualquer outro produto antisséptico que não contenha álcool, sem esfregar a região e, se for necessário, coloque um pano limpo e molhado com água fria ou soro fisiológico por cima da queimadura.

Casca de banana

A casca da banana possui, leucocianidina, substância utilizada para tratar feridas e queimaduras. É por isso que esse é um remédio caseiro seguro para queimaduras, que ajuda a evitar a formação de bolhas e acelera a cicatrização.

Como aplicar: basta colocar a parte interna da casca da banana sobre a queimadura, cobrindo-a com gaze esterilizada. Troque a casca a cada 2 horas.

Gel de aloe vera

Aloe Vera é a erva de escolha para o tratamento de queimadura, pois é extremamente eficiente no processo de cicatrização, tanto de queimaduras de primeiro, quanto de segundo grau. Também acalma e hidrata a pele, reduzindo a dor.

Como aplicar: retire o gel da planta cortando-a ao meio no sentido do comprimento. Coloque o gel em uma gaze esterilizada e aplique sobre a pele, trocando o cataplasma 2 vezes ao dia.

Cataplasma de alface

O cataplasma de alface é ótimo para tratar queimaduras solares: a folha ajuda a revitalizar a pele e tem efeito analgésico, reduzindo a dor da queimadura. Faça o remédio caseiro utilizando 3 folhas de alface e 2 colheres de sopa de azeite.

Como preparar: amasse as folhas de alface com o azeite por cima e envolva a mistura formada em uma gaze esterilizada, aplicando sobre a queimadura. Troque o cataplasma 2 vezes por dia.

O que não fazer em caso de queimaduras:

  1. Aplicar gelo, pois ele mesmo pode causar mais queimaduras ou agravar a já existente, ou aplicar certas receitas caseiras como pasta de dente e manteiga, óleos e clara de ovo.
  2. Estourar as bolhas que se formaram;
  3. Arrancar qualquer pedaço de tecido da roupa da vítima que ficou grudada na pele queimada.
.
..