Chá de orégano: Para que serve?

Sabemos que os chás são ótimas pedidas para manter os cuidados com a nossa saúde, mas para fazer o uso correto deles é preciso saber detalhes como benefícios, contraindicações e muito mais.

Assim, para que possa obter as principais informações sobre o Chá de orégano, abaixo te contamos tudo sobre ele. Basta seguir conferindo para entender, olha só:

Para que serve o Chá de orégano?

O Orégano é uma erva já reconhecida por suas propriedades medicinais e, dessa forma, tem muitos benefícios para nos oferecer a partir do seu consumo, podendo tanto ser incluída na nossa alimentação quanto ser consumida a partir do preparo de seu chá.

Como é rico em Vitamina C e antioxidantes, funciona como um agente de fortalecimento do nosso sistema imune, fazendo com que as barreiras de proteção do nosso corpo possam funcionar melhor para evitar a entrada de agentes externos causadores de doenças como a gripe, por exemplo.

Quem tem problema com insônia, tende a gostar de realizar o seu consumo principalmente na última hora que antecede o momento de dormir, pois evita que tenhamos insônia e consegue causar uma maior sensação de relaxamento no corpo.

Outro ponto positivo está associado principalmente a quem deseja perder medidas e está em processo de emagrecimento, pois ao mesmo passo em que acelera o metabolismo também evita questões que causam inchaço como a retenção de líquido.

Seguindo com seus benefícios, que como já deve ter percebido não são poucos, podemos evidenciar ainda a capacidade de tratar e prevenir oscilações na pressão arterial e problemas cardíacos, não anulando a necessidade de um tratamento médico.

Como devo tomar o Chá de orégano?

Para o preparo desse chá, deve ser considerada a proporção de 1 xícara de água para cada colher de orégano, devendo usar suas folhas já secas, que são facilmente encontradas em mercados, feiras e lojas de produtos naturais.

Quando a água levantar fervura, retire do fogo e misture com as folhas secas. Em seguida, abafe o recipiente com uma tampa e deixe a bebida repousar por cerca de 10 minutos. Feito isso, poderá coar e beber normalmente, sendo possível adoçar com mel caso prefira.

Mas se atente, pois a frequência com que vai beber esse chá também é um ponto que merece atenção. Nesse quesito, o ideal é que beba apenas entre 2 e 3 xícaras por dia, devendo suspender o uso em caso de surgimento de sintomas adversos.

Quem não pode usar Orégano?

Outro aspecto para o qual deve se atentar é que o Chá de orégano não é indicado para todos. Dessa maneira, caso seja uma mulher grávida ou lactante, não é indicado que faça seu uso, sobretudo sem uma prévia aprovação médica.

Alérgicos também não devem fazer o seu consumo e mesmo que não se enquadre nesses quesitos, é importante que converse com o seu médico sobre a possibilidade de fazer uso constante do chá, caso seja esse o seu desejo.

Pode tomar Chá de orégano à noite?

O horário em que devemos tomar alguns chás surge como um ponto de dúvida, já que em alguns casos eles não devem ser consumidos durante a noite. No entanto, esse não é o caso do chá de orégano, que inclusive é indicado que seja ingerido nesse momento.

Com isso, beber esse chá ao menos uma hora antes de dormir tende a trazer efeitos positivos para o seu sono, evitando que acorde por muitas vezes ao longo dele e assim, fazendo com que possa desfrutar de um maior bem estar.

Qual o efeito colateral do Chá de orégano?

Ainda que diante de muitos benefícios, é importante que leve em consideração que esse chá também pode nos promover efeitos inesperados diante do seu consumo, principalmente quando feito com regularidade.

Dessa forma, entre as principais reações que pode apresentar estão questões como enjoo, vômito e diarreia, além de irritações que podem ser percebidas na pele em sinal de alergia a erva. Em casos como esse, o ideal é que suspenda o consumo do chá imediatamente.