Chá de Marcela: Conheça seus benefícios

Os Chás são grandes aliados da nossa saúde, representando uma forma natural de cuidar dela em diversos aspectos. Assim, não é diferente no caso do Chá de Marcela sobre o qual focamos nesse post, te contando sobre seus benefícios e muitas outras informações importantes sobre ele, confira:

Para que serve o Chá de marcela?

Uma das principais capacidades do Chá de Marcela envolve a melhora ágil de dores na região do estômago, o que inclui também cólicas intestinais. Por isso, é um importante aliado para as mulheres ao longo do período menstrual, onde essas podem surgir com forte intensidade.

Mas há ainda outros usos, uma vez que sua capacidade calmante não resolve apenas dores causadas por tensões nesses locais, como também melhora aspectos que afetam a nossa mente, gerando um maior alívio.

Por conta disso, quem enfrenta males como a ansiedade podem contar de forma positiva com a ingestão desse chá. Inclusive, o mesmo ocorre com a insônia, sendo o chá de marcela uma ótima opção para tomar ao menos uma hora antes de dormir.

E para evidenciar como seus benefícios são realmente amplos, ainda podemos citar a capacidade de tratar e prevenir a gripe e evitar a retenção de líquidos, algo bem positivo para quem está passando por um processo de emagrecimento.

Quem não pode tomar Chá de macela?

Ainda que diante dos seus benefícios que logo nos despertam a vontade de consumir esse chá, vale a pena ressaltar que ele conta com algumas contraindicações, ou seja, casos em que não deve ser ingerido.

Por conta disso, se você é uma mulher gestante ou lactante, não é indicado que beba o Chá de Marcela. Assim, caso tenha sentido dores, insônia ou qualquer outro aspecto nesse sentido, o ideal é que busque de imediato por ajuda médica.

Alérgicos e crianças com menos de 12 anos de idade também não devem fazer o seu consumo. E quem faz uso regular de medicações, deve conversar antecipadamente com o médico sobre o chá e as suas possibilidades de uso.

Pode tomar Chá de marcela todos os dias?

Mesmo as pessoas que podem tomar normalmente o Chá de marcela precisam se manter atentas a isso, uma vez que o seu uso não pode ser diário. Ou seja, dê intervalos entre os dias que irá beber esse chá e não faça disso uma rotina.

Isso porque o uso regular pode gerar sintomas colaterais em nosso organismo, efeitos indesejados que incluem o sono excessivo, tontura e enjoo.

Como preparar o Chá de marcela?

Para realizar o preparo do Chá de marcela você vai precisar contar com apenas dois ingredientes básicos: Água e as flores já secas da Marcela. Com isso, o passo a passo é bem simples e também vamos te explicar melhor.

Basta levar a água ao fogo até que levante fervura. Nesse momento, já pode apagar o fogo e adicionar as flores secas no mesmo recipiente, tampando para que fique em repouso pelo período entre 5 e 10 minutos.

Após isso, você vai precisar apenas coar para que a bebida esteja pronta para ser consumida, sendo precisado se atentar somente a sua temperatura.